O Juventude precisava vencer para continuar na zona de classificação da Série B. E o fez. Roberto foi promovido ao time titular e resolveu aos 24 minutos da primeira etapa, o atacante marcou o gol que garantiu a vitória, por 1 a 0, do time alviverde. A partida ocorreu no Estádio Alfredo Jaconi e foi válida pela 30ª rodada do campeonato.
Com o placar, o time do técnico Pintado chega aos 49 pontos e fica, momentaneamente, na terceira colocação. Apenas o Cuiabá — que enfrenta o Operário nesta sexta (18) — pode ultrapassar a equipe de Caxias do Sul. Sendo assim, o Juventude terminará a rodada entre os quatro melhores colocados da competição, mais uma vez.
Na próxima rodada, o time da Serra enfrenta o Operário-PR, no Estádio Germano Krüger. A partida está marcada para terça-feira (22), às 16h.
Vantagem no placar
O CSA assustou o torcedor alviverde logo aos seis minutos. Rone recebeu na grande área e finalizou forte em direção ao gol, mas mandou para fora. O Ju tentou responder aos nove, quando Roberto tentou o chute rasteiro, porém, parou na defesa do goleiro Thiago Rodrigues.
Aos 16, Roberto tentou novamente, desta vez, de fora da área. O atacante mandou forte, mas o defensor adversário ficou com a bola. Na sequência, aos 19, o Ju quase abriu o placar. Depois de tabelinha com Roberto, Capixaba finalizou com perigo, mas mandou pela linha de fundo.
Depois das tentativas anteriores, Roberto foi premiado com o gol aos 24. Em saída de jogo errada do CSA, o atacante alviverde roubou a bola e só teve o trabalho de mandar para o fundo das redes: 1 a 0 para o Juventude.
O time alagoano tentou o empate aos 33. O lateral Cedric levantou a bola na área do Juventude, mas Marcelo Carné afastou de soco. Aos 39, foi a vez do time da casa ter a chance de ampliar. Renato Cajá cobrou falta próxima à área, porém mandou por cima do gol adversário.
No último minuto do primeiro tempo, a melhor chance do time alagoano. Após escanteio cobrado por Gabriel, Pedro Lucas finalizou, mas parou em Eltinho. Ele cortou em cima da linha.
Ju administrou o placar
O Juventude começou a segunda etapa pressionando. Logo aos quatro, a zaga adversária errou, Everton ficou com a bola e cruzou para a área. No entanto, antes que Roberto conseguisse a finalização, o zagueiro Luciano Castán afastou.
Após os minutos iniciais, a equipe da casa recuou e abriu mão da posse de bola. A partir de então, o CSA começou a pressionar, buscando a igualdade no placar. No entanto, sem conseguir sem, suficientemente, ofensivo, a ponto de assustar a defesa alviverde.
Aos 27, Gabriel finalizou forte, na entrada da área, mas Marcelo Carné espalmou. Na sequência, aos 29, o CSA teve falta a seu favor próxima da meia-lua. No entanto, Paulo Sérgio cobrou e mandou por cima, muito longe do gol.
A arbitragem chegou a assinalar seis minutos de acréscimo. No entanto, o tempo complementar não foi suficiente nem para o CSA empatar o jogo e, tampouco, para o Juventude ampliar o placar. Com isso, o time da Serra ficou com a vitória por 1 a 0.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Série B - 30ª rodada
Juventude 1x0 CSA
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Data: 18/12/2020
Juventude
Marcelo Carné; Igor, Wellington, Emerson e Eltinho (Hélder, 20/2º); João Paulo (Gustavo Bochecha, 2/2º), Gabriel Bispo; Everton, Renato Cajá (Matheuzinho, 16/2º) e Capixaba; Roberto (Bambam, 20/2º). Técnico: Pintado.
CSA
Thiago Rodrigues; Cedric, Rodolfo Filemon, Luciano Castán e Diego Renan; Geovane, Yago (Marquinhos, intervalo) e Gabriel (Andrigo, 30/2º); Rafael Bilu (Victor Silva, 30/2º), Rone (Rodrigo Pimpão, intervalo) e Pedro Lucas (Paulo Sérgio, intervalo). Técnico: Mozart.
Gol: Roberto, aos 24 minutos do primeiro tempo.
Árbitro: Thiago Luis Scarascati, auxiliado por Daniel Luis Marques e Herman Brumel Vani. O trio é paulista.
Cartões amarelos: Rodolfo Filemon, Paulo Sérgio (C), Emerson (J)