Foi sofrido, foi difícil, mas o Juventude voltou a vencer na Série B. Na noite deste sábado (12), em Sergipe, a equipe alviverde bateu o Confiança por 1 a 0, com gol de Éverton, e retornou ao G-4 da competição nacional.
Com o triunfo, o time do técnico Pintado sobe para a terceira colocação, com 46 pontos e ultrapassa Sampaio Corrêa (45), Cuiabá (44) e CSA (44). Na terça-feira (15), mais uma vez no Nordeste, o Ju encara o Vitória, no Barradão, às 21h30min.
Com Bambam como principal novidade e Emerson como titular na zaga, o Ju iniciou a partida em Sergipe buscando propor as ações. E, de fato, conseguiu impedir qualquer tipo de pressão do adversário. Porém, nos primeiros minutos, não chegou a ter uma chance de maior perigo.
A primeira chance de maior perigo foi apenas aos 20. Após troca de passes na intermediária, Capixaba recebeu pelo lado esquerdo, dominou para o meio e bateu de pé direito. A finalização saiu sobre o gol.
Aos 23, Igor cruzou da direita, a zaga afastou e Eltinho bateu de primeira, de fora da área, e quase surpreendeu o goleiro Rafael Santos, que fez grande defesa.
A primeira finalização de maior perigo do Confiança só veio aos 28. Rafael Vila tentou de longe e Carné defendeu firme. O Ju perdeu Rafael Grampola lesionado, aos 30, e Pintado optou por promover a estreia do velocista Éverton, contratado junto ao Gama.
Foram necessários 10 minutos para que ele apresentasse o seu cartão de visitas. Após cobrança de falta da intermediária, a zaga do time sergipano afastou parcialmente e o atacante dominou em velocidade e finalizou no cantinho: 1 a 0 e o primeiro gol de Éverton com a camisa alviverde.
— É muito importante estrear com gol. Agora é voltar para o segundo tempo e buscar a vitória — destacou o atacante na saída para o intervalo.
No segundo tempo, o Confiança voltou disposto a chegar ao empate. E levou perigo, especialmente em bolas paradas. Aos oito, após boa triangulação, Silva cruzou para a área e Ari Moura furou em bola na pequena área, desperdiçando uma grande chance.
A equipe da casa rondava a área, sem conseguir finalizar, enquanto o Juventude encontrava muitas dificuldades para segurar a bola no campo de ataque. Por conta disso, Pintado fez quatro mudanças, com o objetivo de amenizar a pressão do adversário.
Aos 36, mais uma vez o Confiança levou perigo. No rebote após Carné dar o soco para a frente, Ari Mouro finalizou sobre o gol.
Nos acréscimos, para não repetir o filme dos últimos jogos, o Juventude se colocou todo no campo de defesa. Carné salvou em pelo menos dois lances, nas finalizações de Iago, primeiro de longa distância e depois na cabeçada dentro da área. Apesar do drama final, os três pontos voltaram. Uma vitória que coloca o Ju na terceira posição e de volta no G-4.
Ficha técnica
Juventude
Marcelo Carné; Igor, Wellington, Emerson e Eltinho; João Paulo, Bochecha (Tarta, 30/2º); Capixaba (Marciel, 30/2º), Matheuzinho (Neto, 16/2º) e Bambam (Roberto, 30/2º); Rafael Grampola (Éverton, 30/1º). Técnico: Pintado
Confiança
Rafael; Thiago Ennes (Caique Sá, 23/2º), Nirley, Matheus Mancini e Silva; Serginho (Everton, 43/2º), Rafael Vila (Iago, 23/2º) Guilherme Castilho e Ítalo (Ari Moura, 21/1º); Renan Gorne (Bruno Paraíba, 23/2º) e Reis. Técnico: Daniel Paulista
Gols: Éverton (J), aos 40min, no primeiro tempo.
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf, auxiliado por Cicero Alessandro de Souza e Leandro dos Santos Ruberdo (trio do Mato Grosso do Sul).
Amarelos: Nirley, Caique Sá (C); Emerson, Bambam (J)
Estádio: Arena Batistão, em Aracaju, no Sergipe.