Alessandro Rodrigues Furtado, 21 anos, natural de Palhoça-SC, é mais um personagem da série "De olho na base". O jogador está na equipe do Juventude que disputa o Campeonato Brasileiro de Aspirantes e chegou ao clube recentemente, em setembro. Além de atuar como zagueiro também joga como lateral-esquerdo.
O atleta catarinense começou no futebol aos sete anos. Depois chegou à base do Figueirense e permaneceu até a categoria sub-20.
— Eu comecei no futebol com sete anos, através do futebol sintético, numa escolinha aqui da minha região e a partir dos 11 anos eu comecei no futebol de base. O nome da escolinha é Genoma Colorado — contou o zagueiro.
Alessandro, polivalente zagueiro e lateral-esquerdo, chegou ao Ju há dois meses. Foi tudo muito rápido.
— Então, foi muito em cima da hora. Eu recebi a notícia que o meu empresário entrou em contato com a direção do Juventude e no outro dia mesmo eu já arrumei uma mala e vim para Caxias — lembrou.
No Campeonato Brasileiro de Aspirantes, o Juventude está na fase semifinal e Alessandro é um dos jogadores com mais participações na equipe. Dos 14 jogos do time comandado por Roberto Maschio, ele foi utilizado em 10 partidas.
— Então, essa oportunidade que a gente está tendo no Aspirantes é muito importante. Para nós que não tivemos nenhuma oportunidade no profissional, serve muito para ser visto. Então, agora a gente indo bem nessas próximas fases aí, (é bom) para o profissional dar oportunidade e mostrarmos nosso trabalho lá em cima — disse o atleta, que comentou sobre suas características:
— Minha maior característica, que eu acho, é a parte técnica. Sou também rápido, para minha posição, e tenho uma boa bola parada. Mas a principal é a parte técnica.
Dificuldades
Em busca do sonho de se firmar como um jogador profissional, Alessandro enfrentou e ainda enfrenta a saudade de casa. Ficar longe da família não é fácil. Outra situação ruim para um jogador é não poder atuar com tanta frequência.
— Acredito que as maiores dificuldades são ficar longe da família, que é um grande desafio. Além disso, acho que quando a gente fica na reserva, não vai para jogos e tal, que a gente se pergunta porque de estar ainda (na reserva), mas graças a Deus me mantive sempre focado — afirmou.
O zagueiro e lateral-esquerdo é fã de um gênio. Ele admira o argentino Messi. Como defensor, ele se espelha em Sérgio Ramos e Van Dijk.
— O meu maior ídolo é o Messi, não é da minha posição, mas para mim ele é o melhor do mundo e é um privilégio ter visto ele jogar. Da minha posição, tem vários que eu gosto: Sérgio Ramos, Van Dijk, por serem também os melhores da minha posição — finalizou.
Ficha do atleta
Nome: Alessandro Rodrigues Furtado
Idade: 21 anos
Posição: lateral-esquerdo/zagueiro
Características: qualidade técnica, visão de jogo e velocidade
Cidade natal: Palhoça-SC
Chegou no Ju quando: setembro de 2020
Ouça a matéria especial do programa Show dos Esportes