O KTO/Caxias do Sul Basquete esteve mais uma vez próximo da segunda vitória no Novo Basquete Brasil (NBB 2020/2021). Jogando contra o Fortaleza/Basquete Cearense, nesta quarta-feira (2), em Brasília, o time gaúcho começou mal, conseguiu encostar, mas pecou na hora da virada. O time nordestino acabou vencendo por 85 a 78 e decretou a quarta derrota do Caxias Basquete na competição.
Na próxima sexta-feira (4), o Caxias retorna à quadra para encarar o Minas, às 14h30min, novamente no Distrito Federal, sede da segunda bolha na qual o time caxiense participa. Até agora, a equipe de Rodrigo Barbosa tem quatro derrotas e uma vitória no NBB.
Quem viu os dois minutos iniciais do confronto, imaginou um período equilibrado. Porém, após uma constante troca de lideranças, Caxias Basquete estacionou quando o Fortaleza assumiu a liderança por 7 a 6. A virada da equipe cearense que veio após um belo toco sofrido por Shilton de Lucas Bebê, que após o sucesso na defesa ainda somou os dois pontos em uma ponte aérea no ataque.
A partir daí, o time gaúcho se desconcentrou e o Fortaleza, com quatro acertos de oito tentativas dos arremessos de três pontos, começou a ampliar a vantagem, contando também com o alto número de erros ofensivos dos comandados de Rodrigo Barbosa.
Para completar, no segundo final, o norte-americano Rashaun arremessou do próprio campo e fez uma linda cesta no estouro do cronômetro para fechar o período em 27 a 15, sem que o Caxias acertasse uma bola de três sequer nos 10 minutos.
No segundo período, o Caxias Basquete conseguiram equilibrar mais a partida. As bolas de três, que não caíram no primeiro quarto, começaram a ter sucesso. Comandados por Túlio da Silva e Pedro Mendonça, que fizeram dois arremessos de longe cada um. O time gaúcho conseguiu reduzir a distância de 12 pontos que o Fortaleza havia aberto para menos de um dígito, em determinado momento.
Porém, depois do show de Rashaun no primeiro quarto, foi Holloway, o outro norte-americano dos cearenses quem fez o time nordestino diminuir o domínio do Caxias Basquete, fazendo 12 dos 18 pontos do Fortaleza no período.
O Caxias conseguiu vencer o quarto por 22 a 18 e foi para o intervalo com oito pontos de desvantagem no marcador total: 45 a 37 no primeiro tempo.
Na volta dos vestiários, o Caxias Basquete entrou em quadra determinado a buscar a virada. Diferente do segundo período, quando contou basicamente com dois atletas, o jogo coletivo funcionou e todo o grupo que entrou em quadra conseguia pontuar.
Assim, time de Rodrigo Barbosa chegou a reduzir a vantagem do Fortaleza para apenas dois pontos, com 54 a 52. Porém, uma sequência de jogadas ofensivas de Holloway, a equipe nordestina voltou a abrir no marcador.
No entanto, no minuto final, Eddy acertou duas bolas de três pontos, levou o Caxias à nova vitória em um período, 26 a 23, e a cinco pontos atrás do Fortaleza no jogo com o 68 a 63 .
No quarto final, as equipes começaram preocupadas com a marcação e, em alguns momentos, acabaram esquecendo do lado ofensivo. Assim, o Caxias Basquete foi pontuando e a vantagem do Fortaleza, assim como aconteceu no período anterior, caiu para dois pontos.
Porém, no princípio básico do basquete, o time gaúcho viu a possibilidade da virada escapar pelos dedos. Além do baixíssimo aproveitamento no período dos arremessos de quadra, os lances livres errados da equipe caxiense foram determinantes. Quando havia a possibilidade do empate, Eddy errou dois chutes livres e os nordestinos viraram o quarto — 17 a 15 — e garantiram o triunfo por 85 a 78.
Leia Também
Corsan segue com obras para garantir o abastecimento de água nas cidades de Gramado e Canela