O 54º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa findou no último domingo (13), no Rio de Janeiro, e a edição deste ano teve caxiense no pódio. Foram seis medalhas conquistadas pela equipe que representava o munícipio junto à Sogipa, de Porto Alegre.
Antes da competição iniciar, o técnico e atleta paralímpico Alexon Piccolin, 44 anos, que já disputa o campeonato há 10 anos, disse que a expectativa era voltar para Caxias do Sul com, pelo menos, uma medalha por atleta. No entanto, as expectativas foram superadas.
— É um sentimento de dever cumprido, como equipe, como técnico, como atleta. A gente fica o ano todo se preparando para esse momento e claro que a gente poderia não ter tido um resultado tão bom, mas o fato de ter treinado com todos os cuidados, ter feito toda a preparação em parceria com a Sogipa, o sentimento é de dever cumprido. Cada medalha conquistada, cada premiação, é fruto de muito trabalho, trabalho feito já há algum tempo — falou o técnico, que complementou projetando as próximas disputas:
— (Há) uma expectativa e uma esperança de poder continuar fazendo e continuar buscando resultados ainda melhores para a cidade. Esse é o sentimento que fica. Estamos muito felizes com os resultados alcançados e esperando o próximo ano para continuar massificando o esporte, levando a mais pessoas e descobrindo novos talentos. Esse é o papel da escola, enquanto academia de tênis de mesa. É o meu papel como educador, como professor, como técnico: descobrir os novos talentos e ajudá-los a conquistarem seu espaço na modalidade.
Disputando seu segundo Brasileiro de Tênis, Sabrina Moschen, 15 anos, conquistou duas medalhas: o primeiro lugar com a Seleção Estadual Infantil Feminina, e o segunda colocação na disputa com a equipe infantil feminina. Também na sua segunda participação no evento nacional, Pedro Arthur Camargo, 15, ficou com o primeiro lugar na categoria por equipes e clubes juvenil masculino.
Por fim, Alexon Piccolin conquistou a segunda colocação na categoria classe 8 andante paralímpico. Enquanto o jovem caxiense Ruan Necker, 15, medalhou em duas categorias. Ele foi primeiro lugar com a Seleção Estadual infantil masculina e na terceira colocação por equipes clubes infantil masculino.
O técnico também aproveitou para agradecer todas as empresas que os ajudaram, com patrocínios, na competição:
— Sem a ajuda dessas pessoas, dessas empresas, a gente não consegue chegar em lugar nenhum. As empresas que nos ajudaram, fazem parte desse processo.
Confira as conquistas:
:: Alexon Piccolin
2° lugar = Classe 8 andante Paralímpico
:: Ruan Necker
1° lugar = Seleção Estadual Infantil Masculino
3° lugar = Equipe Clubes Infantil Masculino
Sabrina Moschen
1° lugar = Seleção Estadual Infantil Feminina
2° lugar = Equipe Clubes Infantil Feminina
Pedro Arthur Camargo
1° lugar = Equipe Clubes Juvenil Masculino