A cidade de Caxias do Sul estará representada no 54º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, que ocorre de 6 a 13 de dezembro, no Rio de Janeiro. Alexon Piccolin, 44 anos, Pedro Arthur Camargo, 15, Ruan Necker, 15, e Sabrina Moschen, 15, participarão da competição. Todos representarão a Sogipa, de Porto Alegre, integrando a Seleção Gaúcha.
No ano passado, esses mesmos caxienses participaram da competição. O professor e atleta paralímpico Alexon Piccolin, já disputa o campeonato há 10 anos. Além disso, acumula 25 medalhas na Copa Brasil, seis medalhas no Circuito Internacional, um vice-campeonato brasileiro de Seleções Estaduais, diversas premiações no Campeonato Brasileiro e o bicampeonato gaúcho. Quanto aos jovens competidores, Ruan vai para seu terceiro Brasileiro de Tênis de Mesa, enquanto Sabrina e Pedro disputarão o segundo. A experiência tende a ajudá-los neste ano.
— Esses três alunos estavam no ano passado, na disputa a nível nacional. Os três medalharam por seleções estaduais, e, inclusive, um deles medalhou por equipes de clubes (Pedro). A experiência pode ajudar diminuindo o nervosismo, porque é um campeonato grande — fala o atleta e técnico Alexon Piccolin.
Em decorrência da pandemia, alguns protocolos de segurança serão adotados. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa determinou que o uso de máscara será obrigatório para todos que não estiverem jogando. O acesso ao público também não será permitido.
— Para participar do evento, todos tiveram que assinar um termo de responsabilidade para comprovar que estão com a saúde plena e em perfeitas condições. Além de enviar um atestado médico, sobretudo os que já têm histórico de comorbidades, porque esse campeonato atende pessoas com deficiência física também, é a nível Olímpico e Paralímpico. A segunda mudança principal é que o evento não vai ter acesso ao público em geral. Além disso, antes o evento começava na quarta-feira e terminava no domingo. Neste ano, vai começar no domingo e terminar no outro domingo. Eles estenderam o evento, dividiram mais os jogos, para não dar aglomeração no ginásio — conta Alexon Piccolin.
Para a disputa, a expectativa é de retornar a Caxias do Sul com, no mínimo, quatro medalhas, uma de cada representante caxiense.
— Nossa expectativa é fazer um bom campeonato, representar bem o nosso Estado e a nossa cidade, sobretudo. A expectativa é de conseguir, pelo menos, uma medalha entre todas as disputas que eles vão participar. Levando em consideração que temos um nível técnico muito alto nessa competição, se nós conseguirmos manter os níveis que temos apresentado nos treinos, acredito que possamos trazer, pelo menos, uma medalha cada um — afirma Piccolin.
Confira as categorias que os caxienses disputarão:
Alexon Chilis Piccolin
:: Seleção Gaúcha Absoluta D
:: Equipe Absoluto D
:: Individual - classe 8 masculina
Pedro Arthur Rogeri Camargo
:: Seleção Gaúcha Juvenil
:: Equipe Juvenil
:: Individual - ranking infantil
:: Individual - ranting absoluto E masculino
Ruan da Rosa Necker
:: Seleção Gaúcha Infantil
:: Equipe Infantil
:: Individual - ranking infantil
:: Individual - ranting absoluto D masculino
Sabrina Cagnin Moschen
:: Seleção Gaúcha Infantil
:: Equipe Juvenil
:: Individual - ranking infantil
:: Individual - ranting absoluto D feminino