A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou congresso técnico virtual e definiu a fórmula de disputa do Gauchão Feminino deste ano. Serão seis equipes participantes, com a primeira fase dividida em grupos, em jogos apenas de ida, e depois disputa do título e do terceiro colocado. Entre os times, está o Brasil de Farroupilha, único representante da Serra Gaúcha. No último ano, a equipe rubro-verde conquistou o título do Interior e, assim, garantiu vaga no Campeonato Brasileiro A-2. Este ano, o objetivo é continuar sendo referência.
Leia mais:
Atacante do Brasil-Fa defende qualidade do futebol feminino e sonho de carreira profissional
— É ruim pelo formato, pelo encurtamento de datas, mas bom por ter conseguido realizar e a gente vê como uma oportunidade. Dentro do nosso planejamento estratégico, está continuar sendo referência no interior — explica diretor de administração do Brasil-Fa, Gabriel Marchet.
Os times serão divididos em dois grupos. O primeiro contará com Inter, Brasil-Fa e João Emílio, de Candiota. Enquanto o segundo terá Grêmio, Oriente, de Canoas, e Estrela. Na temporada passada, também eram seis equipes, mas não houve divisão de grupos. Foram 10 jogos na primeira fase e, depois, disputa do 1º e 3º lugar. Sendo assim, houve uma redução de oito partidas.
— A gente não vê como o melhor dos mundos, até porque a modalidade perde. Além de defender o clube, a gente defende o projeto e também que a modalidade cresça. Ninguém faz futebol feminino sem querer fomentar a modalidade. Só que a gente entende também que é o que a Federação conseguiu fazer. Até louvável, porque outros Estados não conseguiram — fala diretor de administração do Brasil-Fa, Gabriel Marchet, sobre fórmula da competição.
Para a realização da competição, em meio a pandemia, há alguns protocolos de segurança. Conforme o diretor de administração do Brasil-Fa, algumas determinações serão as mesmas feitas no Gauchão masculino. Entre elas, a testagem para covid-19. A entidade custeará apenas a primeira rodada, com 25 testes. Para o restante do campeonato, os clubes precisarão arcar com os custos.
A competição tem início previsto para 29 de novembro. A grande final deve ocorrer no dia 20 de dezembro. O Brasil-Fa estreia diante do Inter, no dia 29, no Estádio das Castanheiras. O segundo jogo está marcado para 13 de dezembro, contra o João Emílio, fora de casa. Assim como nas temporadas anteriores, a equipe do interior melhor colocada garante vaga no Campeonato Brasileiro A-2 do próximo ano.