O Caxias terminou com o vice-campeonato do Gauchão, neste domingo (30). Para o técnico Rafael Lacerda foi um misto de sentimentos, entre a frustração e o orgulho de ver sua equipe fazer frente ao Grêmio na Arena, vencendo pela segunda vez na temporada.
— Eu não sei o sentimento. É bom ver o Caxias jogar mais do que o Grêmio, com mais posse de bola. Isso é prazeroso. Também tem o sentimento de que merecíamos o título por tudo que foi feito. Mas pode ter certeza que saímos fortalecidos. Não é frustração, porque é uma palavra muito forte. Mas o Caxias sai fortalecido — declarou o treinador.
Rafael Lacerda também falou sobre a estratégia para o jogo final contra o Grêmio. Iniciar com os atacantes de velocidade Vinícius Baiano e Bruninho no banco de reservas foi pensado e avisado aos atletas na sexta-feira (28). A ideia era sair da etapa inicial com uma vitória ou um empate. Deu certo, mas faltou um gol.
— Eu disse aos atletas que precisávamos entrar no segundo tempo para vencer o duelo. O objetivo era sair (na etapa inicial) vencendo ou num 0 a 0, terminou 1 a 1. O Marabá fez um grande primeiro tempo, mas era a estratégia de tirar ele e o Claudinho. Ela (estratégia) deu certo, talvez não ter tomado o primeiro gol — afirmou Lacerda, que completou:
— Hoje faltou só um gol. Tivemos chances, fomos até superior ao Grêmio. No segundo tempo jogamos como o Grêmio joga, né? Conseguimos fazer hoje o que eles fazem, envolvemos, trocamos passes e fizemos eles correrem atrás da bola. Não perdemos hoje (domingo), perdemos o título no primeiro jogo.
Ao mesmo tempo, o time grená cria uma alta expectativa pelo acesso na Série D. Questionado se pelo futebol que apresentou no Gauchão, o Caxias entra como favorito, Lacerda desviou um pouco dessa condição.
— Não é favorito, mas isso credencia. É bom esse desafio. O Caxias não é o favorito, mas vai brigar muito. A gente já sabe que precisa manter o nível de treinamento, porque se treina bem, vai jogar bem — respondeu.
A estreia do Caxias na Quarta Divisão está prevista para o fim de semana dos dias 19 e 20 de setembro, ainda sem data e horário oficializados pela CBF.