Seguindo o protocolo do departamento médico do clube e da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foram realizados os testes para a covid-19 em 50 dos seus profissionais na manhã desta sexta-feira (5). A testagem foi realizada em membros da direção, comissão técnica, atletas e funcionários.
Os resultados serão divulgado em até 72 horas, ou seja, até a segunda-feira. Os exames foram coletados pelo Laboratório Qualitá, de Novo Hamburgo, parceiro da Federação Gaúcha.
– Foi uma experiência diferente. A gente não está acostumado, mas será uma realidade, não só do esporte, mas de todas as pessoas. É importante fazer os testes, principalmente, no futebol, que é um esporte coletivo e tem contato com outras pessoas. A partir do resultado, começamos a colocar em prática todo o protocolo montado pelo departamento médico e iniciaremos os treinamentos físicos – disse o técnico Lacerda.
Os testes foram realizados pelo método PCR, considerado por infectologistas o mais preciso na detecção. Esse exame consegue rastrear o material genético do vírus. Os profissionais do Caxias chegaram em horários diferentes e passaram pela testagem em um ambiente seguro. Após a divulgação dos resultados, o Caxias começa a desenhar retorno das atividades.
– Foram em horários separados para não ter aglomeração de profissionais. Usamos uma sala higienizada anteriormente, respondemos um questionário, e logo em seguida, com toda proteção, encontrávamos dois funcionários do laboratório, que coletavam. É uma espécie de cotonete que colocavam no nariz. Foi rápido. Incomoda um pouco, mas é bem tranquilo e seguro – contou Lacerda.
Retorno aos treinos
A testagem aconteceu um dia antes da nova atualização do modelo de distanciamento controlado do governo estadual, que ocorre todos os sábados. Atualmente, a região de Caxias do Sul está na bandeira laranja, o que permite os treinos físicos com restrições. Porém, caso haja a mudança para bandeira vermelha, isso impossibilitaria a retomada das atividades. O Caxias acredita na manutenção e que os treinos possam recomeçar durante a próxima semana.
– Dificilmente muda. Caxias do Sul ainda se encontra numa situação mais tranquila comparando com outros locais. Tem exemplos de cidades no Brasil de situação bem pior e clubes estão treinando. A gente está mais preocupado com os testes, pois acreditamos que a bandeira irá se manter – disse o técnico Lacerda.
Grêmio e Inter voltaram aos treinos no dia 5 de maio, ou seja, há um mês. Portanto, o Caxias está 30 dias atrasado em relação à dupla Gre-Nal. No entanto, isso não preocupa o técnico Lacerda, pois o time grená terá, pelo menos, 40 dias de intertemporada.
– Não tenho o que reclamar. Se nós demorássemos mais a treinar, aí sim. Tendo 40 dias é um bom tempo. Então, iniciando essa semana, não tenho dúvida que vamos chegar na parte física num nível igual. Estou bem satisfeito. O Caxias se preparou e está organizado para a volta. Mérito da direção. Esses 40 dias será tempo suficiente para chegarmos num nível igual à dupla Gre-Nal – finalizou o comandante grená.