O Caxias comemora 20 anos, neste domingo (21), do título inédito do Campeonato Gaúcho de 2000. Uma conquista marcada na história do clube e dos personagens que participaram da campanha vitoriosa. O goleiro daquela conquista era Gilmar Dal Pozzo. Ele ficou marcado especialmente pela defesa do pênalti de Ronaldinho Gaúcho, no finalzinho da última partida, no empate em 0 a 0 com o Grêmio, no Olímpico.
Leia Mais
Jogos marcantes: Caxias goleia o Grêmio e fica próximo do título gaúcho
QUIZ: teste seus conhecimentos sobre personagens do Caxias
- Pude contribuir com a equipe para vencer o campeonato. Ficou marcado na história do clube e cravado no nosso coração. Ali foi meu último jogo pelo Caxias defendendo o pênalti do cara que se tornaria o melhor jogador do mundo. Fechou um ciclo com chave de ouro - disse o ex-goleiro Gilmar.
O ex-goleiro fechou o gol grená e foi determinante para o empate sem gols contra o Grêmio. Ele fez três defesas difíceis, duas em chutes de dentro da área, nos primeiros 45 minutos da partida disputada no Estádio Olímpico. No final do segundo tempo, defendeu um pênalti cobrado por Ronaldinho. Mesmo com o destaque individual, Gilmar valoriza o elenco grená da época.
- Era um grupo com várias virtudes. Um grupo qualificado, com qualidade técnica, tática e que demonstrava toda essa qualidade individual e coletiva. Era um grupo que se destacava pela personalidade. Quase todos tinham uma personalidade forte e que assumia a responsabilidade. No momento decisivo, contra Grêmio, Inter e nos clássicos, assumia essa responsabilidade. Um grupo de caráter e de pessoas muito honestas. O problema de um atleta era problema de todos. Se destaca pela humildade e simplicidade de reconhecer os defeitos que a equipe tinha. Era um grupo ambicioso que queria o título - afirmou.
Leia Também
QUIZ: você conhece os estrangeiros que passaram pelo Caxias?
Quiz: que jogo do Caxias foi esse?
Quiz: você conhece esses jogadores que vestiram a camisa do Caxias?