A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou, nesta quarta-feira (8), que a Divisão de Acesso terá continuidade a partir do mês de agosto. Uma videoconferência foi realizada entre o presidente Luciano Hocsman e os representantes dos 16 clubes participantes da competição.
Leia Mais
QUIZ: você conhece os estrangeiros que passaram pelo Juventude?
QUIZ: você conhece os estrangeiros que passaram pelo Caxias?
A definição segue orientações de órgãos governamentais e autoridades sanitárias em meio ao enfrentamento da pandemia de coronavírus. A competição que dá duas vagas na elite do futebol gaúcho está paralisada desde o dia 16 de março. A fórmula da competição e os critérios que definirão campeão, vice-campeão e os rebaixados não sofrerão alterações. Até o mês de março, três rodadas foram disputadas.
Cada um dos 16 clubes participantes da Divisão de Acesso receberá, a título de adiantamento, R$ 22 mil, com a finalidade de auxílio ao custeio de despesas. O valor corresponde a 35% da verba de ressarcimento, prevista no artigo 42º do Regulamento Específico da Competição.
Os filiados também ficarão isentos do pagamento das taxas administrativas da FGF referentes a registro, rescisão, renovação ou prorrogação de contratos de atletas, até o total de 60 jogadores.
Os times terão o período de 10 dias para a preparação, tão logo ocorra a liberação das atividades. Além disso, as datas para registros de novos atletas com condições de jogo serão readequadas ao período da competição. A Federação disponibiliza, ainda, o seu departamento jurídico para assessorar os advogados dos clubes.
Rescisão
O Glória definiu a rescisão contratual dos atletas e comissão técnica. O acerto foi em comum acordo, segundo informações da Rádio Fátima, de Vacaria. Os profissionais ficam acertados verbalmente para o retorno da competição em agosto.