Horas após o episódio de injúria racial da torcida do São Luiz contra Tilica, atacante do Caxias, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) publicou uma nota de repúdio sobre o caso no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí.
A entidade ressaltou sua indignação com o ato da torcida mandante e se comprometeu "a providenciar o apoio necessário ao atleta e afirma que, tão logo a súmula e o relatório da partida estejam disponíveis, serão encaminhados ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul para apuração e julgamento dos fatos".
Leia mais
Jogadores do Caxias condenam episódio de injúria racial em Ijuí: "Revolta bastante"
Técnico do Caxias lamenta que nada vai acontecer com autores de injúria racial em Ijuí
O episódio gerou uma confusão generalizada. Aos 39 minutos do segundo tempo, pouco tempo depois de ser substituído, o jogador do time da Serra foi para cima dos torcedores para tirar satisfações e recebeu cusparadas de pessoas presentes naquele setor do estádio do São Luiz.
O jogo foi interrompido por conta do tumulto que se formou, inclusive com o policiamento entrando em campo. Tilica deixou o campo chorando. A partida foi reiniciada seis minutos depois e terminou com a vitória do Caxias.
Confira a nota da FGF na íntegra:
"A Federação Gaúcha de Futebol vem a público manifestar repúdio aos comentários com teor racista proferidos por alguns torcedores do Esporte Clube São Luiz ao atleta Tilica, da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, durante o segundo tempo da partida disputada na noite desta segunda-feira (9), no Estádio 19 de Outubro.
O árbitro, Sr. Anderson da Silveira Farias, tomou conhecimento do episódio, e, seguindo as diretrizes da FIFA para acontecimentos desta natureza, determinou a paralisação imediata do jogo.
Há menos de dois meses, lançamos, em parceria com Ministério Público, Polícia Civil e OAB/RS, a campanha "Juntos – Contra a Violência e o Preconceito", com o objetivo de combater hostilidades dessa ordem nos campos de futebol do Rio Grande do Sul.
Repudiamos qualquer ato de discriminação e reiteramos que recusamos o racismo em todas as suas formas de manifestação.
A FGF se compromete a providenciar o apoio necessário ao atleta e afirma que, tão logo a súmula e o relatório da partida estejam disponíveis, serão encaminhados ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul para apuração e julgamento dos fatos."