Restando três dias para a decisão da Taça Ewaldo Poeta, o Caxias concentra todas suas atenções no Grêmio, adversário do próximo sábado (22), às 16h30min, no Estádio Centenário. Mesmo já tendo superado o rival na primeira rodada da competição, o zagueiro Thiago Sales acredita que desta vez será um jogo diferente.
— O Grêmio é favorito, mas sabemos o quanto somos fortes em casa. A torcida nos apoiando, seja antes, durante ou depois do jogo, nos deixa mais forte ainda. Agora eles têm mais jogos e evoluíram fisicamente. O jogo da primeira fase não tem nada a ver com essa final — comentou Thiago Sales.
No Grêmio, existe a dúvida quanto ao posicionamento dos meio-campistas e quais deles serão escolhidos por Renato Portaluppi. Três volantes, como no clássico Gre-Nal, ou dois volantes e um meia, a formação mais habitual. Para o Caxias, essas alternâncias não modificam a preparação.
— Estamos treinando para tudo. Independentemente da formação, sabemos da qualidade do time deles. Eu conheço o Maicon da base do Fluminense e jogar de meia não é uma novidade para ele, por exemplo. Então, estamos preparados para enfrentar um time com três volantes ou dois volantes e um meia.
A estratégia do Caxias para a partida está sendo desenvolvida ao longo da semana, nos treinamentos fechados comandados pelo técnico Rafael Lacerda. No confronto entre grenás e tricolores, na Arena, no janeiro, os mandantes permaneceram 71% do tempo com a posse de bola. Entretanto, com um contra-ataque finalizado por Tilica e uma cobrança de bola parada de Ivan, os visitantes construíram a vitória.
— As coisas vão se desenhar com o desenrolar do jogo. Sabemos que a estratégia de esperar deu certo lá, mas agora é totalmente diferente. Ser a melhor defesa não é somente resultado de sucesso para os zagueiros e o goleiro. Tudo começa no ataque, com a pressão, e os extremas que acompanham o lateral. Se jogarmos como temos jogado, defendendo bem e com gana de recuperar a bola, poderemos ter sucesso.