Ainda restam cinco dias até o próximo amistoso do Caxias na pré-temporada, marcado para o dia 8 de janeiro, contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale. No entanto, o técnico Rafael Lacerda já está testando novas possibilidades de escalação em relação a equipe titular que iniciou o amistoso contra o Ypiranga. Laércio, que começou o último jogo entre os reservas, foi testado ao lado de Thiago Sales e pode estar retomando seu espaço na equipe.
Em uma atividade de movimentos ofensivos, que exigia velocidade da defesa na saída de bola, pois o time reserva marcava em pressão alta, a equipe titular foi formada por Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Yuri e Vidaletti; Juninho Potiguar, Diogo Oliveira e Tilica; Gilmar.
Juliano, com dores musculares, foi poupado do treino. Assim, Yuri passou a atuar como primeiro volante, se aproximando dos zagueiros para receber o primeiro passe, e Vidaletti entrou como segundo volante. Além da saída de Venício para a entrada de Laércio, no ataque os pontas trocaram os lados de atuação em relação em primeiro amistoso, com Juninho Potiguar caindo pela direita e Tilica pela esquerda.
— Cada um tem sua característica. Já conhecia o Laércio e Jean das últimas temporadas. Agora estou conhecendo o Venício e o Micael, que estão buscando o espaço deles. Eu também estou buscando meu espaço de novo, já que fiquei o segundo semestre sem jogar. Seja quem for o companheiro, vou manter meu jeito de jogar. A zaga tem que ser bem comunicativa para não ter erros — comentou o zagueiro Thiago Sales.
Sales também analisou as mudanças no comportamento tático da defesa promovidas por Rafael Lacerda nesta temporada:
— Cada treinador tem seu método. O Lacerda fez algumas mudanças, principalmente na zaga. Com Pingo saíamos na caça e agora jogamos mais agrupados, com pressão por setor. Assim, linha de quatro não se desmonta tanto. Com a fórmula do ano passado deu certo e conquistamos o título do interior. Espero que esse ano possamos repetir.