A Top Sport tem mais de duas décadas de história no futsal caxiense e gaúcho. Neste domingo, às 11h, no Ginásio Salgado Filho, mais um capítulo vitorioso poderá ser escrito. A equipe está na final da Liga Gaúcha de Futsal, na categoria sub-13, e enfrenta a Uruguaianense no jogo de volta.
Até o momento, o time treinado pelo técnico Bruno Spritze Stela disputou 17 jogos, venceu 16 e teve apenas um empate, justamente na primeira partida da final em Uruguaiana. No duelo de ida, 2 a 2. Uma nova igualdade, leva à prorrogação. Se persistir o empate, decisão nos pênaltis.
— Se a intenção da formação esportiva deles é vivenciar as experiências que mais criam a famosa “casquinha”, eles desenvolvem isso nas competições mais pesadas que temos à disposição. Aqui na Top Sport, o âmbito estadual é o ápice para nós. Então, as vagas nas competições nacionais são conquistas através dos títulos estaduais. A Liga Gaúcha é a cereja do bolo para a gurizada — afirmou o técnico de 34 anos, que está na equipe desde 2014.
Para o público que tiver a intenção de acompanhar o jogo no domingo, a entrada é franca. No entanto, existe o ingresso solidário. Uma comissão de pais irá recolher alguma colaboração para auxiliar nos custos como arbitragem, segurança e ambulância.
Tradição para repetir feito
A Top Sport é uma das escolinhas mais tradicionais do Estado e tentará repetir um feito que já conseguiu em outras três oportunidades. A equipe já foi campeã estadual três vezes: em 2010, na categoria Infantil e em 2011 e 2012 alcançou o bicampeonato na Mirim.
— Nosso desempenho não tem vindo com títulos recentemente, mas tem vindo com participação nos quadrangulares finais. Isso tem acontecido sempre na sub-11, sub-13 e sub-15. Agora, um título te coloca de novo no topo da cadeia e as pessoas te olham na próxima temporada com um pouco mais de respeito — disse Bruno Spritze Stela.
Com turmas a partir dos 3 anos de idade, a escolinha de futsal Top Sport tem cerca de 300 alunos. Desses, em torno de 90, participaram de equipes de competição. A última categoria é o sub-15. Já a faixa etária de competição inicia no sub-9, depois sub-11, sub-13 e sub-15.