No dia da apresentação do elenco do Juventude para o início da pré-temporada, o fato mais destacado foi a entrevista coletiva do presidente Walter Dal Zotto Jr. Durante 45 minutos, o dirigente comentou sobre inúmeras situações, porém a principal foi a dificuldade financeira para equilibrar as contas da atual temporada.
— Nosso pensamento ainda está em equacionar as contas deste ano. Eu esperava ter uma solução hoje, mas infelizmente não temos. Estamos buscando alternativas — disse Waltinho.
Durante a Série C, o Juventude chegou a ter 4 mil sócios ativos, hoje tem cerca de 3 mil. Uma queda de 25% do quadro. Para o próximo ano, além de antecipar uma parte da cota do Campeonato Gaúcho, o Juventude já começa com um déficit de 6 milhões, devido a compromissos de anos anteriores, e ainda não conseguiu fechar nenhum patrocinador para a camisa .
— O fardo não é para meia dúzia de pessoas eleitas. Temos que buscar o apoio e colocar isso para os conselheiros, já colocamos para o Conselho Consultivo. Vamos buscar uma reunião com o presidente do Conselho Deliberativo para colocar essa situação. Precisamos chamar as pessoas que já fizeram parte no passado para nos ajudar a encontrar alternativas. Temos que colocar essas questões, porque seremos cobrados no final do ano sobre isso.
Não bastasse a dificuldade financeira, Walter Dal Zotto Jr. revelou um desconforto com a decisão do Conselho Deliberativo do clube em marcar a reunião para definição da mudança do estatuto justamente enquanto ele estava em viagem e não poderia estar presente. A intenção do presidente era expor essas dificuldades.
— Infelizmente, na reunião do Conselho, com presença massiva dos conselheiros, a gente gostaria de estar presente e expor nossa situação. Foi uma questão desconfortável, pois foi a única semana em que nós não estaríamos em Caxias, pois estaria viajando por um compromisso junto à Federação Gaúcha de Futebol. Estamos muito desconfortáveis com isso — afirma o mandatário alviverde.
Apelo ao torcedor
Até o momento, a atual diretoria pagou cerca de R$ 5,5 milhões de compromissos antigos do clube. No entanto, ainda existem outros dividendos a serem pagos nesses últimos dias do ano. Com as dificuldades financeiras apresentadas, o presidente Walter Dal Zotto Jr. fez um apelo ao torcedor e ao associados:
— Estamos tendo dificuldade para montar o orçamento e encontrar alternativas. Precisamos encontrar um plano definitivo para que as diretorias que assumirem possam se preocupar apenas com o orçamento do ano. Por exemplo, ano que vem temos 6 milhões de reais negativos. Agregando a isso, podemos ter compromissos desse ano que podem ficar. Assim, teríamos 60 ou 70% do orçamento do ano que vem já comprometido. Então, o torcedor tem que saber disso e estar ciente. É o momento do torcedor e das forças vivas da cidade nos procurarem e apresentarem alguma alternativa.