Os judocas caxienses Guilherme Dias, 17 anos, e Carolina Cruz Marcon, 12, vão participar da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A competição ocorre em Blumenau, Santa Catarina, de 15 a 21 de novembro.
Leia mais:
Judoca caxiense leva o bronze em campeonato brasileiro sub-13
Equipe Kuse Dojô conquista dois ouros no Estadual e Super Copa Porto Alegre de Judô
Equipe Kuse Dojô conquista primeira medalha de ouro nacional
Equipe caxiense conquista cinco medalhas de ouro em Estadual de judô
Considerada a maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem alunos de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Há 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.
— (o evento) É organizado pelo Comitê Olímpico. Então, há competidores de todo o Brasil. Em cada categoria, são cerca de 25 adversários até decidir o campeão — explica o professor de educação física e técnico de judô Miguel Kuse.
Dias e Carolina participarão pela primeira vez do evento. Conforme Kuse, Dias já participou da seletiva, mas não conquistou a classificação aos Jogos Escolares da Juventude. Recentemente, Carolina foi campeã na categoria sub-13 do Campeonato Estadual de Judô, bi-campeã na classe sub-13 do Meeting Sul-Brasileiro Interclubes de Judô e conquistou o bronze no Campeonato Brasileiro da classe sub-13. Dias, por sua vez, conquistou o vice-campeonato na categoria sub-18 do Circuito Gaúcho de Judô 2019.
Leia também:
João Luiz Pieruccini, ex-dirigente do Caxias, morre aos 57 anos
Em prévia da semifinal, Brasil-Fa encara o Grêmio no Gauchão Feminino
Saiba quem são os jogadores da base que o Caxias utilizará no Gauchão
Caxiense representa o Brasil no Mundial de Karatê, a partir do dia 22 de novembro, no Japão