O Juventude pode perder seu treinador para a sequência da Série C e seria de uma forma inusitada, por "empréstimo". Após a vitória sobre o Náutico, na noite deste domingo (15), Marquinhos Santos deve se transferir para a Chapecoense, clube da Série A. Só que para concretizar essa negociação, que ocorrerá até o final de segunda-feira (16), a direção alviverde espera um contato dos catarinenses para acertar alguns detalhes. O principal é o retorno do treinador ao Alfredo Jaconi para a temporada 2020.
— Acabou o jogo e o procurador do Marquinhos nos ligou, a proposta está nas mãos dele e ainda precisa de uma conversa entre os presidentes. Com todo respeito a Chapecoense, mas eles têm que vir até nós. Há várias coisas que precisamos ajustar. O Marquinhos tem multa, está em contrato e ela é alta _ ressaltou Osvaldo Pioner, diretor-geral de futebol alviverde, que completou sobre a condição mínima estipulada pelo clube:
— Precisamos documentar essas coisas todas. O Marquinhos, pelos números que estão aí, seria sacanagem a nossa não liberar ele. Mas a primeira coisa a definir é uma data de retorno dele. O Marquinhos comandará o Juventude na Série B com um projeto de voltar à elite. Não iremos abrir mão disso.
O treinador seguiu na mesma linha de raciocínio, ressaltando que as duas direções irão conversar. A proposta feita pela Chape é de contrato até o final do Brasileirão, num primeiro momento sem possibilidade de renovação. O próprio Marquinhos fez questão de garantir que estará no clube no dia 15 de dezembro, data de início para a pré-temporada ao Gauchão 2020.
— Eu tenho contrato com o retorno em 2020 e quero estar aqui. Garantido o acesso, temos uma situação definida para o ano que vem e está assinado. Eu cumpro com o que eu prometo e eu falo: em 2020 eu estarei no Juventude — garantiu Marquinhos.
Entre os jogadores, o único que tem a saída acertada é o meia Renato Cajá. Ele irá para a Ponte Preta por empréstimo e voltará para a pré-temporada ao Gauchão. Segundo Osvaldo Pioner, não há proposta oficial por nenhum outro jogador. Outras saídas também não estão descartadas ao longo desta semana, o atacante Breno está indo para o Londrina.