Superação e determinação são palavras recorrentes na trajetória de Leonice Cecconello. Hoje, ela dá início a mais um daqueles desafios que são até difíceis de descrever, tamanha a dificuldade. A partir das 13h, pelo horário de Brasília, a caxiense larga na Ultra Trail Mount Blanc (UTMB), em Chamonix, na França, uma das principais provas de trilha do mundo. O objetivo é completar os 171km em até 46 horas e 30 minutos.
— Em primeiro lugar, a expectativa é de terminar a prova. Estando lá, já sou uma vencedora. Além de querer participar, você precisa ser sorteada e ter conquistado 15 pontos de conclusão de outras provas. Dos 5 mil atletas inscritos, entram 2,3 mil. É um privilégio — descreve Leonice.
A ultramaratonista já esteve em Chamonix em 2017, quando completou um percurso inferior, mas não menos desafiador: 120km. Desta vez, ela será a única atleta feminina a representar a Serra Gaúcha. Serão 17 brasileiros na prova, sendo sete mulheres. No percurso, Leo passará por França, Itália e Suíça.
— É uma prova com clima imprevisível. Quando fui em 2017, durante o dia tinha calor, depois começou a chover e acabava o dia com frio. A paisagem é fantástica e vou estar lá largando com atletas do mundo todo. A elite do trail estará lá — conta o atleta.
Leonice (Asep Pedancino/VRT Comércio de Metais)conta com o apoio de GE Training Treinamento Funcional, Rafael Plein Fisioterapia Esportiva, Guenoa, Authenbrasil, Kenpo, Columbia Brasil.
Contra o tempo
O grande desafio é a corrida contra o tempo. Na “Copa do Mundo” das provas de montanha, a cada período existem pontos de corte. Ou seja, o atleta precisa cumprir certas distâncias para continuar na disputa. Tudo isso, lutando contra o cansaço e altimetrias que superam dois mil metros. A dificuldade é tanta que apenas 40% dos que largam na distância principal, de 171km, conseguem cruzar a linha de chegada.
Além dessa prova, o evento oferece ainda mais quatro outras corridas com distâncias menores - 40km, 56km, 101km e 145km - e ainda uma disputa de 300km, em grupos de dois ou três corredores. Mario Moschen, 66 anos e natural de Galópolis, será outro representante serrano, na prova de 56km.