A ACBF vai disputar a Taça Brasil de Futsal 2019, em Erechim. Mesmo com o título estadual do ano passado, a Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) havia deixado a equipe laranja de fora da competição por questões políticas. Porém, depois de recorrer da decisão, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) reverteu o fato e incluiu o time de Carlos Barbosa no tradicional torneio nacional.
A FGFS havia indicado a Assoeva para a competição, que começa nesta segunda-feira, em Erechim. No dia 6 de maio, a diretoria da ACBF encaminhou um ofício para a FGFS solicitando informações sobre a indicação. A entidade respondeu somente no dia 9, informando que indicaria a Assoeva, ao invés do atual campeão estadual.
Então, no dia 27 de maio, o time laranja ingressou no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) com recurso e liminar para tentar reverter a decisão. O TJD julgou somente na última sexta-feira, 2 de agosto, e decidiu, por quatro votos a três, manter a ACBF fora do certame.
Imediatamente, o departamento jurídico ingressou no STJD com um recurso e liminar como última tentativa para reverter a situação. Às 8h35min desta segunda-feira, o clube foi informado da decisão, que incluiu a ACBF na Taça Brasil no lugar da Assoeva.
— Ao longo dos 43 anos de participação em competições, a ACBF sempre primou pelo respeito e obediência à legislação esportiva, conquistando seus direitos dentro de quadra. O suor das conquistas merece o respeito das entidades esportivas — comentou o presidente da ACBF, Bolívar Zuanazzi.
A polêmica rendeu inclusive uma postagem nas redes sociais do técnico da ACBF e da Seleção Brasileira de Futsal, Marquinhos Xavier, questionando os rumos da modalidade e os interesses dos mandatários.
A competição
Como os grupos e a tabela de jogos já estão definidas, a ACBF entraria diretamente no Grupo B, onde estava o time de Venâncio Aires, mantendo-se os adversários, datas e horários das partidas.
A ACBF inicia a busca pelo tetracampeonato da Taça Brasil nesta terça-feira, contra o Constelação, de Roraima, às 16h. A competição reunirá 10 equipes, que foram divididas em dois grupos de cinco. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais.
Tabela de Jogos da ACBF
6/8 – 16h – Constelação x ACBF
7/8 – 14h — Brasília x ACBF
8/8 – 18h – ACBF x Portuguesa (RJ)
9/8 – 20h – ACBF x Corinthians