O Caxias define nesta quinta-feira (25) sua participação ou não na Copa Seu Verardi. O que vale para o grená é basicamente a manutenção do futebol para o segundo semestre, uma vez que não há premiação em dinheiro na competição.
Leia Mais
"O Caxias não perdeu. Tiraram a vaga do Caxias", diz José Caetano Setti
Reformulação será necessária para Caxias disputar a Copinha
Entre os prós e contras do clube, está a folha de pagamento e a escolha tardia pelo elenco de jogadores, uma vez que a estreia do Caxias está marcada para o dia 11 de agosto, em Santa Cruz do Sul, diante do Avenida.
– Vamos decidir quinta numa reunião se vale a pena ou não. É muito complicado disputar uma Série D, com todo mundo imbuído no acesso e ficar discutindo uma Copinha. Se deixou em aberto. Na minha opinião não vale porque vai trabalhar toda a Copinha e se não for bem vai perder muita coisa, além de todo o investimento que é preciso para uma competição em que o Caxias não tem nada a almejar – opina José Caetano Setti, vice de futebol do Caxias.
Para efeito de vagas, não faz diferença ao grená. O campeão escolhe por vaga na Série D ou Copa do Brasil e o vice fica com a outra vaga. O Caxias já está garantido em ambas competições nacionais em 2020.
Ao menos a logística não será tão onerosa. Em um torneio que reúne clubes das regiões sul, noroeste, norte e fronteira oeste, a viagem mais longa do Caxias na primeira fase seria Santa Cruz do Sul, exatamente na estreia.
20 clubes
A Copa Seu Verardi será disputada por 20 clubes divididos em quatro grupos. Pela tabela divulgada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o Caxias está na chave C ao lado de Lajeadense, Avenida, São José-PoA e Grêmio.
Das 20 equipes que disputam a Copinha – sem contar a dupla Gre-Nal que atua com times alternativos, Grêmio com o time de transição e o Inter com o B – apenas Pelotas, Aimoré, Novo Hamburgo, São José-PoA e Caxias estão na primeira divisão do futebol gaúcho.
Quatro clubes são da Divisão de Acesso: Lajeadense, Cruzeiro, Bagé, Avenida. Já da Terceirona 12 horas, de Porto Alegre, Novo Horizonte, de Esteio, Real, de Capão da Canoa, Santo Ângelo, Nova Prata, Gaúcho e Cruz Alta. O União Harmonia, de Canoas, não tem divisão.
Dos cinco times de cada grupo, os quatro melhores avançam para as oitavas de final, que será sorteio. Os primeiros e segundos colocados ficam no Pote 1 e os terceiros e quartos Pote 2. A primeira fase começa no dia 11 de agosto e termina no dia 13 de outubro.
No ano passado, o Avenida foi o campeão e decidiu por jogar a Copa do Brasil.
Leia Também
Chuva não dá trégua nesta quinta-feira na Serra