Após o término do Campeonato Gaúcho, as atenções de Juventude se voltam para o principal objetivo da temporada. O time alviverde, que ainda tem no meio do caminho a Copa do Brasil, buscará o retorno à Serie B.
A estreia foi confirmada para o dia 28 de abril, às 17h, contra o Luverdense, em Lucas do Rio Verde. A primeira partida no Alfredo Jaconi está prevista para 6 de maio, segunda-feira, às 20h, contra o Remo.
O Juventude está no Grupo B, formado por equipes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Os adversários são: Ypiranga, São José-PoA, Volta Redonda-RJ, Boa Esporte-MG, Tombense-MG, Luverdense-MT, Paysandu-PA, Remo-PA e Atlético-AC.
O Ju enfrentará vários ex-jogadores na disputa da competição nacional. No Paysandu, são quatro. Um deles é o meia Leandro Lima, que esteve no clube no ano passado, na campanha do rebaixamento.
No Tombense, o volante Rodrigo, que também disputou a Segunda Divisão pela equipe alviverde em 2018. No Luverdense, o volante Moisés, que iniciou a trajetória profissional pelo clube, em 2011. No Remo, está o volante Vacaria.
Confira um resumo do desempenho dos rivais do time grená neste primeiro semestre:
Atlético Acreano
O Atlético-AC chegou à final do primeiro turno do Estadual. Na decisão, no tempo normal, empate em 1 a 1. Nos pênaltis, derrota por 5 a 4 para o Galvez. Já no segundo turno, a equipe liderou o grupo com nove pontos e se classificou para a fase semifinal.
O adversário foi novamente o Galvez e dessa vez venceu por 1 a 0. Assim, garantiu presença na decisão do segundo turno. Na temporada passada, o time chegou às quartas de final da Série C e perdeu o acesso para o Cuiabá.
Boa Esporte
Assim como o Juventude, o time mineiro também foi rebaixado na última temporada. Com três rodadas de antecedência, o Boa confirmou o descenso para a Série C e terminou na lanterna da competição.
No Campeonato Mineiro deste ano, o Boa Esporte chegou à semifinal. A equipe foi eliminada pelo Atlético-MG, após em empate em 0 a 0, em Varginha, e derrota por 5 a 0, no Mineirão.
Na Copa do Brasil, os mineiros caíram na primeira fase, após derrota para o Foz do Iguaçu: 1 a 0, em Minas Gerais.
Luverdense
O clube do Mato Grosso foi rebaixado para a Série C em 2017. A equipe havia chegado ao acesso à segunda divisão nacional em 2013. Neste ano, a campanha no Estadual teve o Luverdense eliminado na semifinal – vitória de 2 a 0, na ida, e derrota por 3 a 0, na volta, contra o Cuiabá.
Nas quartas de final, eliminou o Sinop com um empate e uma vitória. Na primeira fase, a campanha da equipe foi de nove jogos, com cinco vitórias, um empate e três derrotas, aproveitamento de 59,3%. O volante Moisés, com passagem pelo Juventude em 2011, está na equipe mato-grossense.
Na Copa do Brasil, a equipe alcançou a terceira fase e foi eliminada pelo Fluminense – 0 a 0 na ida e 2 a 0 no Maracanã.
Leia Mais
Relembre o título do Juventude e a classificação na Copa do Brasil
Juventude fará sua estreia na Série C no dia 28 de abril
Paysandu
O Paysandu também foi rebaixado na última edição da Série B. Neste ano, o Papão foi eliminado na semifinal do Campeonato Paraense. A equipe venceu o Independente por 1 a 0, mas não garantiu a vaga para a final pois foi derrotado por 3 a 1 na primeira partida.
Na disputa de terceiro lugar contra o Bragantino (possível adversário do Juventude na Copa do Brasil), o Paysandu perdeu nos pênaltis por 5 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo normal.
Na primeira fase, a equipe foi líder do seu grupo com 22 pontos e 73% de aproveitamento. O elenco conta com vários ex-jogadores do Juventude: o goleiro Douglas, o zagueiro Micael, o lateral-esquerdo Bruno Collaço e o meia Leandro Lima.
Remo
O Remo está na final do Campeonato Paraense e enfrenta o Independente (Na primeira partida derrota por 1 a 0). Na semifinal, passou pelo Bragantino-PA, com uma vitória e um empate. Na primeira fase, liderou o seu grupo com 19 pontos em 10 jogos. Foram cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, com 63% de aproveitamento. O volante Vacaria, ex-Juventude, faz parte do elenco.
Na Copa do Brasil, a equipe paraense foi eliminada logo na estreia, com derrota por 1 a 0 para o Serra, no Espírito Santo.
São José-PoA
Será a primeira vez do Zequinha na Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe conseguiu passar pela Linense no ano passado e garantiu vaga na Terceira Divisão nacional. Neste ano, após terminar a primeira fase com a quinta colocação e 16 pontos no Gauchão, o São José-PoA foi eliminado pelo São Luiz nas quartas de final.
No primeiro jogo, empate em 0 a 0, seguido de derrota por 2 a 1. Na fase classificatória, no duelo contra o Juventude, vitória do time da Capital por 1 a 0, no Alfredo Jaconi.
Já na Copa do Brasil, a equipe de Rafael Jaques caiu na primeira fase, após empate sem gols contra a Chapecoense.
Tombense
O Tombense foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Mineiro. Depois de empate no tempo normal em 1 a 1, o Boa Esporte converteu todas as suas cobranças de pênaltis e venceu por 3 a 0. No atual elenco, um ex-jogador do Juventude: o volante Rodrigo, que disputou a Série B do ano passado pela equipe alviverde.
Na Copa do Brasil, o time mineiro surpreendeu ao eliminar na estreia o Sport, com vitória de 3 a 0. Na segunda fase, caiu para o Botafogo-PB nos pênaltis.
Volta Redonda
A equipe não chegou às finais do primeiro e segundo turnos do Carioca. Na Taça Guanabara, ficou em terceiro com 10 pontos e um aproveitamento de 66,7%. Na Taça Rio também ficou em terceiro lugar na chave com 44,7% de aproveitamento e novamente não classificou.
Ypiranga
Na disputa da Divisão de Acesso, o Ypiranga está classificado para a fase decisiva de mata-mata e enfrenta o São Paulo de Rio Grande. Na Copa do Brasil, o time foi eliminado na segunda fase pelo Fluminense. Na primeira etapa da competição nacional , passou pelo Votuporanguense ao vencer por 1 a 0.
Regulamento
Os 20 clubes foram divididos em dois grupos. No total, serão 194 jogos com um sistema de disputa mantido em relação aos últimos ano: turno e returno com 18 rodadas no total da primeira fase.
Os quatro melhores de chave avançam às quartas de final. Já os dois piores de cada lado são rebaixados para a Série D. Todas as fases do mata-mata também serão disputadas em jogos de ida e volta. Quatro clubes sobem para a Série B.
No outro grupo, estão os clubes do Nordeste: ABC-RN, Globo-RN, Confiança-SE, Treze-PB, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, Imperatriz-MA, Náutico-PE, Sampaio Corrêa-MA e Santa Cruz-PE.
Leia Também
O que você compra com o valor de um ovo de páscoa?
Homem ameaça mulher e é preso com espingarda em Carlos Barbosa