O Juventude só tem um objetivo para o jogo desta quarta-feira (20), às 21h30min, contra o Avenida: buscar a classificação às quartas de final do Gauchão. O confronto no Alfredo Jaconi diante de um time rebaixado é a oportunidade para que o alviverde consiga a famigerada primeira vitória em casa no Gauchão e fique com a vaga à próxima fase. É bem verdade que além de sua parte, o Papo precisará torcer por outros resultados.
Se perder para o clube de Santa Cruz do Sul, o Ju estará fora da zona de classificação. Vencendo, os comandados de Marquinhos Santos precisarão secar Pelotas e Aimoré — sétimo e oitava, respectivamente— e que jogam em casa na rodada final.
Se um dos dois perder e o triunfo alviverde vier no Jaconi, o Ju terá garantida pelo menos a oitava posição. Caso o esmeraldino fique no empate, precisará torcer para que os dois rivais sofram goleadas. O Pelotas — que pega o Grêmio na Boca do Lobo — tem seis gols a mais de saldo que o Ju. Já o Aimoré — que recebe no Cristo Rei o São Luiz — tem dois.
Ainda nesse cenário será preciso observar o jogo do Brasil-Pel, que não poderia vencer o já rebaixado Veranópolis, no Antônio David Farina. Até por isso, o caminho mais simples para o Juventude é a vitória.
— Temos qualidade. Acreditamos uns nos outros. Desde o começo do campeonato sabíamos da possibilidade de classificação. Não está sendo diferente agora. É possível e vamos conquistá-la — decretou o zagueiro Genilson, ao responder porque era possível acreditar no Juventude.
Se o adversário não tem mais pretensões na competição, o capitão alviverde alerta para os perigos do encontro contra uma das equipes rebaixadas:
— É um jogo perigoso. O adversário vai jogar sem responsabilidade, e nós temos uma grande carregando o nome do Juventude. Temos que ter cautela nesse jogo e irmos bem seguro, com coragem para jogar, defender e atacar bem.
Com todas as partidas da última rodada no mesmo horário, quem estiver em campo nem saberá o que está acontecendo nos outros confrontos. E, de fato, pensar nos outros jogos e esquecer da sua principal missão, não classificará o Juventude às quartas de final.
— Temos que focar no nosso resultado aqui, fazer a nossa parte, independente dos outros jogos. Temos que esquecer os outros — concluiu Genilson.