Sem Neymar e testando jovens alternativas, o Brasil inicia o ano de sua Copa América medindo forças neste sábado, às 14h, com o Panamá, no penúltimo amistoso antes que Tite divulgue a lista de convocados para o torneio continental. Superada a decepção na Copa do Mundo da Rússia, a Seleção buscará somar a sétima vitória consecutiva neste novo ciclo, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto.
Fiel à base do time que fez grande campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo, Tite frustrou a quem pedia uma revolução após a queda na Rússia. Porém, aos poucos, o treinador passa a dar maior espaço para atletas mais jovens e que estão em alta na Europa, como o defensor Éder Militão – recém-contratado pelo Real Madrid –, os meias Lucas Paquetá (Milan) e Arthur (Barcelona), e o goleiro Ederson. Em sua primeira convocação, o caxiense Alex Telles será o titular da lateral esquerda.
– O presente são esses jovens. Prolongamos até essa convocação para dar oportunidade e na hora de bater a convocação final haver essa mescla. Vai depender fundamentalmente de desempenho e a naturalidade, o aspecto emocional de vestir essa camisa. Que eles tenham agora confiança para errar, inclusive. O técnico vai cobrar, mas vai ter a noção exata de que é um processo – avaliou o técnico caxiense.
A formação inicial terá Ederson; Fágner, Militão, Miranda e Alex Telles; Casemiro, Arthur, Paquetá, Coutinho e Richarlison; Firmino.