Mal fez sua estreia no Gauchão, com a importante vitória por 3 a 0 sobre o Brasil-Pel, no Estádio Bento Freitas, e o Caxias já encarou uma longa jornada até Ijuí. Lá, o time encara o São Luiz nesta quarta-feira (23), pela segunda rodada da competição.
A logística que a tabela impôs ao Caxias, fazendo com que o time encarasse logo de cara as duas viagens mais longa da competição, não foi bem recebida pela direção grená. Mesmo com a vitória conquistada e o placar elástico diante de um adversário tradicional como o Brasil-Pel, o vice de futebol do clube, José Caetano Setti, não escondeu seu descontentamento com a situação:
— Eu acho errado. Dois jogos fora, com dois times de ponta do Gauchão e com duas viagens nessa distância? É tecnicamente ruim e financeiramente horrível. O Caxias vai gastar aproximadamente R$ 50 mil para fazer isso. Acredito que tenha que se pensar um pouquinho na saúde financeira dos clubes e na saúde física do atleta. Ficou muito ruim para o Caxias.
Desde que voltou a disputar o Gauchão, em 2017, a vida do Caxias nas arrancadas do Campeonato não têm sido das mais fáceis. Naquela temporada, encarou na estreia o Novo Hamburgo — que depois viria a ser campeão — no Estádio do Vale, Grêmio em casa e Inter fora. Começou perdendo, mas contra a dupla Gre-Nal arrancou quatro pontos, com uma vitória no Centenário e um empate no Beira-Rio.
No ano passado, os adversários se repetiram, mas com mando inverso. E o Caxias foi arrasador. Goleou o Nóia por 3 a 0 em casa, buscou um 5 a 3 na Arena e derrotou o Colorado no Centenário por 2 a 1.
Até por isso, apesar do incômodo causado pelo roteiro terrível propiciado pela tabela feita pela Federação Gaúcha de Futebol, Setti acredita que o time irá passar novamente por esse desafio:
— Pegamos a dupla Gre-Nal dois anos seguidos e todo mundo dizia que era difícil. Daí ganhamos, fomos bem e todo mundo queria. Essa saída de sete dias fora de Caxias, vai atrapalhar fisicamente, tecnicamente e financeiramente. Mas eu acredito nessa comissão e nesse grupo de jogadores.
O Caxias viajou ontem pela manhã e hoje treina em Ijuí. Para este jogo, Pingo deve repetir a equipe da estreia. Os meias Diego Miranda e Alex Willian seguem em recuperação em Caxias do Sul e desfalcarão o time grená outra vez.