Um time aguerrido, mas que "jogue um bom futebol". Essa é a promessa que o técnico Pingo fez ao torcedor do Caxias para a temporada 2019. O treinador foi apresentado na manhã desta sexta-feira como comandante grená para a próxima temporada. Ao seu lado, o clube apresentou o auxiliar técnico Bandoch e o preparador físico George Castilhos, que estavam com Pingo na comissão técnica do Brusque, campeão da Copa Santa Catarina.
No Salão Nobre, no Estádio Centenário, Pingo foi apresentado pelo presidente do Caxias, Vitacir Pellin e pelo vice de futebol José Caetano Setti.
— Há dois anos conversamos com ele. Espero um grande trabalho por tudo o que sei e que vi do Pingo. O clube tem se mantido num patamar bom. Nesses últimos anos temos feito bons times, mas faltou sempre o detalhe. Confio muito no trabalho desta comissão técnica. Espero que seja um grande ano para o Caxias, não só nesta reestruturação, mas que a gente consiga os objetivos também dentro de campo —projetou Setti.
O joinvilense Pingo, 50 anos, ex-jogador de clubes como Grêmio, Cruzeiro, Flamengo e Botafogo, trabalhará pela primeira vez no Rio Grande do Sul como treinador. Antes, comandou equipes principalmente de Santa Catarina, como Joinville, Avaí, Metropolitano e Brusque.
— Vínhamos conversando há muito tempo e eu esperava muito esse momento pela grandeza do Caxias e o que mais me seduziu foi a estrutura. Acho que para um trabalho ser bem realizado é preciso uma boa estrutura fora de campo. É ela que determina o que vai acontecer dentro do campo — comentou Pingo.
Para o treinador, apesar da característica aguerrida que as equipes do Caxias apresentam historicamente, o time grená para 2019 será adepto do futebol pensado do ataque para a defesa.
—A gente escuta muito de equipes jogarem por uma bola. No Caxias vai ser diferente. Ele não vai perder a sua essência, que é de equipe guerreira e de lutar por vitórias, mas vai ser uma equipe que vai jogar futebol. Esse é o estilo que temos, que gostamos. Não vai perder o que a gente sempre teve no Sul, que é de marcação forte, times aguerridos. Mas o bom futebol será apresentado. Isso é certeza — acrescentou.
Oficialmente, a pré-temporada grená inicia na próxima terça-feira. A tendência é de que o primeiro dia de trabalho conte com, pelo menos, 21 atletas.