Um clube com muita história e que quer voltar à elite. O Esportivo entra na Divisão de Acesso na esperança do retorno à primeira divisão em seu quarto ano longe do Gauchão. Desde que caiu em 2014, o time de Bento não passou do quinto lugar, na temporada 2016. Ano passado, parou na fase de quartas de final, quando caiu para o Avenida. A estreia será contra o Ypiranga, domingo, no Colosso da Lagoa. Nesta temporada o objetivo é bem claro: disputar a Série A estadual no ano em que o clube completa seu centenário.
Para alcançar o objetivo, a direção mesclou um grupo repleto de jogadores experientes com jovens que buscam seu espaço no futebol gaúcho. Além disso, trouxe um técnico acostumado com a competição e que conhece bem a Segundona.
Aos 44 anos, Rodrigo Bandeira assume o clube com a vivência de quem tem um acesso na bagagem. Além disso, em seu nono clube no Rio Grande do Sul, Bandeira se diz pronto para o desafio à frente de um clube com a tradição do Tivo:
— Estamos fazendo uma boa pré-temporada. Conseguimos montar um plantel de qualidade, misturando juventude e experiência. Temos atletas com algumas conquistas importantes de acesso, não só no Estado. É uma competição difícil e que mudou no ano passado. Mas queremos fazer o melhor trabalho possível para, primeiro chegar na fase de mata-mata e depois brigar pelo acesso.
Para o treinador, não há muita diferença entre as equipes que irão disputar a Divisão de Acesso:
— Quando consegui subir com o União Frederiquense, ninguém nos colocava como favoritos. Temos que respeitar algumas equipes que correm por fora. Claro que há alguns clubes com história e estrutura. Esses largam na frente, mas não é esse fator que vai te colocar numa situação melhor. E sim, o que é feito no dia a dia. A estrutura vai te dar as condições de fazer esse trabalho.
O Estádio da Montanha e dos Vinhedos, casa do Esportivo, recebeu algumas melhorias para a Divisão de Acesso. A academia foi ampliada, os bancos de reservas foram rebaixados e tiveram as cadeiras trocadas. Além disso, o acesso ao estádio foi pavimentado em boa parte, transformando mais tranquila a chegada do torcedor. Para Bandeira, o clube está preparado para voltar à elite:
— Desde que cheguei aqui se tem um objetivo que é o acesso. É um fator de motivação o Esportivo fazer 100 anos em 2019 e queremos deixar o nosso nome na história do clube. Mas primeiro vamos procurar fazer o melhor trabalho possível. Quando montamos o grupo de atletas buscamos entender o perfil da competição. Tem muita coisa que tem que ser levada em consideração para a disputa da Divisão de Acesso. É importante fazer bem feita a primeira fase para chegar com força na fase decisiva.
A experiência de Luiz Müller
Aos 36 anos, Luiz Müller vai para sua segunda temporada com a camisa 1 do Esportivo. Como um dos mais experientes do time, o goleiro se diz animado para buscar uma das vagas na elite:
— O que me motiva é trabalhar em um clube bom. Aqui temos uma estrutura boa e um grupo de qualidade, com bastante jogadores jovens e com potencial altíssimo. Nós, com mais experiência, temos que ajudá-los dentro e fora de campo. Temos essa questão de ser um pai para eles. Fico muito feliz e orgulhoso de conseguir passar isso para eles e ver que no dia a dia estão assimilando aquilo que passamos.
Além do goleiro, outros jogadores experientes estão no grupo alviazul, como o zagueiro Fernando Cardozo (38 anos). Com essa mescla, Luiz Müller acredita em uma campanha forte do Esportivo:
— Estamos focados. Com o objetivo muito claro que é o primeiro jogo. Não temos metas traçadas a longo prazo e sim pensamento jogo a jogo. Vamos passo a passo que assim conseguiremos colher frutos lá na frente.
Ficha técnica
Clube Esportivo Bento Gonçalves
:: Estádio: Montanha dos Vinhedos
:: Capacidade: 15 mil
:: Presidente: Anderson Zanella
:: Time base: Luiz Müller; Tiaguinho, Eduardo, Fernando Cardozo e Roger Bastos; Natan, Raymond, Renan Pedrada e Felipinho; Marcos Sarará e Gustavo.
:: Técnico: Rodrigo Bandeira
:: Última participação na elite: 2014
:: Reforços da Série A: Diego Torres (Avenida) e Eder (São Luiz)