A noite desta sexta-feira será de mais um grande jogo no Ginásio do Vascão. Concorrentes na tabela de classificação, Caxias do Sul Basquete/Banrisul e Vitória trocaram de posições durante o campeonato por muitas vezes. Na reta final, o confronto direto, que inicia às 20h05min, pode ser fundamental.
O time baiano ocupa a sétima colocação com 13 vitórias em 23 partidas. Os caxienses estão logo atrás, com 12 triunfos no mesmo número de confrontos. Ou seja, em caso de vitória dos donos da casa, nesta sexta-feira, fica tudo igualado. A diferença será justamente no saldo dos confrontos. No primeiro turno, em jogo equilibradíssimo e decidido nos segundos finais, o Vitória venceu por 70 a 69.
– Esses jogos na reta final são importantes por diversos aspectos. Primeiro são adversários que podemos enfrentar lá na frente. Além disso, pelo aspecto de jogar em casa, tem a força da torcida, e o fato de criar um ambiente favorável, até para dar um recado aos adversários neste momento da competição. Por isso, não seria apenas uma vitória que nos colocaria na frente na tabela – explica o técnico Rodrigo Barbosa.
Os dois times estão classificados aos playoffs, mas ainda lutam com Minas, Basquete Cearense e Vasco pela vantagem de terem três dos cinco confrontos possíveis das oitavas de final como mandantes. Por isso, vencer um concorrente, neste momento do campeonato, seria fundamental.
– Contra o Cearense já era um confronto direto. Eles (Vitória) também virão com esse pensamento, sabem que uma vitória nossa por dois pontos faz com que a gente ganhe a posição na tabela. Então, será um jogo truncado e vai vencer quem tiver mais tranquilidade. São equipes iguais e quem conseguir se manter em um nível alto por mais tempo sairá com a vitória – projeta Paranhos.
Para o confronto de hoje, o técnico Rodrigo Barbosa segue sem poder contar com o pivô Marcão, afastado por problemas pessoais. Além disso, o ala Alex, com uma inflamação no tendão de Aquiles, é outro problema. Porém, a tendência é que ele possa atuar.
– Foi a primeira vez que tivemos essa dificuldades com ausências no campeonato. Temos que saber lidar. A equipe sentiu um pouco no último jogo, principalmente quando o Cearense nos pressionou mais. Com certeza, diante do Vitória será uma outra postura, um pouco mais adaptada às dificuldades. Mas, é outro adversário difícil. Esperamos corresponder e conseguir uma vitória, que seria muito importante – destaca Barbosa.
Na projeção da comissão técnica, a oitava colocação ao final da primeira fase pode até ser garantida com 14 vitórias. Ainda restam cinco jogos ao Caxias Basquete antes dos playoffs.