O Juventude já está em Pelotas para a abertura do Gauchão 2018. Antes da viagem à zona Sul do Estado, no começo da noite de segunda, o técnico Antônio Carlos Zago comandou o último treino na Serra antes da estreia contra o Brasil-Pel, nesta quarta, às 19h30min.
No trabalho realizado no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha, a tradicional maneira do treinador trabalhar com o grupo: poucas pistas do provável time titular. No entanto, algumas situações começam a ficar claras para o treinador.
— Nós já estávamos pensando uma maneira do time jogar. Analisamos bem os dois amistosos que fizemos e temos uma base para o início do Campeonato Gaúcho. É mais ou menos o mesmo time que enfrentou o Cruzeiro-PoA — admite o técnico alviverde.
Leia mais
Zago relaciona seis jovens da base alviverde para estreia
Ricardo Jesus é o novo camisa 9 do Ju
O “mais ou menos” fica muito por conta da mudança na lateral-esquerda. Sem Pará, suspenso para a abertura do campeonato, o volante Mateus Santana ganhou a posição do jovem Fernando, que começou o amistoso entre os titulares. Para Zago a experiência maior do volante canhoto facilita no Bento Freitas:
– O Fernando subiu esse ano e talvez seja prematuro colocá-lo em campo nesse momento. Principalmente em um jogo difícil como sempre é contra o Brasil-Pel lá. Talvez, se o jogo fosse em casa, poderíamos arriscar com o Fernando. Mas como é em Pelotas, o Mateus tem essa experiência que precisamos nesse momento.
Ainda sem contar com todos os jogadores do grupo – alguns por lesão e outros por falta de documentação – Antônio Carlos colocará o time com uma linha de quatro defensores em campo, mesmo que tenha treinado em muitos momentos com três zagueiros.
— Posso utilizar essa alternativa no momento em que tivermos todos os zagueiros a disposição, em condições de desempenhar aquela função e que tenham características de sair com a bola. Estamos trabalhando duas formações, mas para o início do campeonato vamos com a linha de quatro — conclui Zago.
O provável Ju deve ter Mateus, Vidal, Micael, Maurício e Mateus Santana; Amaral e Bruninho; Jô, Fellipe Mateus e Bruno Ribeiro; Guilherme Queiróz.