A missão, como se imaginava, era muito difícil. O adversário, carregado de estrelas e entre os líderes do campeonato, dificultou. O Caxias do Sul Basquete/Banrisul vendeu caro a derrota para o Franca, por 82 a 74, na noite desta terça-feira (30), fora de casa. Com o resultado, o time de Rodrigo Barbosa cai para o oitavo lugar no NBB10, ainda dentro da zona de classificação aos playoffs. O próximo confronto da equipe caxiense será na sexta-feira(2), às 20h, contra o Bauru, no interior de São Paulo.
O primeiro quarto foi equilibrado. Com os dois times calibrados nos arremessos de três pontos, o placar foi alto. Com Alex acertando de longe, o Caxias conseguiu se manter sempre próximo de Franca.
O diferencial do final do período foram as faltas de Caxias, gerando lances livres para o adversário. Com isso, Franca terminou os primeiros dez minutos com vantagem de 26 a 22.
As equipes seguiram arriscando de longe no segundo período. Porém, Caxias não foi tão efetivo quanto os adversários nos arremessos de longe – acertou uma de seis tentativas contra cinco de oito de Franca.
Assim, o placar abriu para a equipe francana. Sem conseguir encontrar-se na marcação, o time de Barbosa teve muitas dificuldades durante todo segundo período. Porém, mesmo com a eficiência adversária, a distância no marcador nunca passou dos 10 pontos.
Ao intervalo, a vitória de Franca era de 51 a 43 – e o segundo quarto também vencidos pelos mandantes por 25 a 21.
Se no primeiro tempo as duas equipes foram intensas, a volta dos vestiários em um ritmo bem menos empolgadas. Mais firmes na marcação, Caxias Basquete e Franca não conseguiam fazer o marcador andar. Melhor para os donos da casa, que foram controlando a vantagem adquirida nos minutos iniciais.
Além disso, os erros ofensivos de Caxias impediam a aproximação no placar. O período terminou 11 a 10 para Franca – 62 a 53 no jogo –, mas o técnico Rodrigo Barbosa reclamou de interferência de Gruber no último arremesso caxiense, o que diminuiria a vantagem francana para oito.
No último período faltou consistência para o Caxias. Começou e terminou bem, mas teve uma queda no meio do quarto, decisiva à quem tentava uma improvável vitória fora de casa.
Mesmo com a boa atuação de Cafferata e com Alex de cestinha da partida, com 19 pontos, a distância foi grande.
A vitória do Caxias no último quarto – 21 a 20–, não foi suficiente para evitar o triunfo de Franca, por 82 a 74.