Não teve chance para a zebra. Na hora da decisão, o Caxias do Sul Basquete/Banrisul dominou o Guarani-VA, na noite desta terça-feira, no Ginásio Vascão, venceu a segunda partida da final e confirmou o quinto título estadual. A vitória tranquila teve no placar 86 a 74 para o time do técnico Rodrigo Barbosa.
Cinco atletas do Caxias ultrapassaram a barreira dos 10 pontos. O cestinha do jogo foi Arthur, com 16. Rafael anotou 15, Guto acabou com 13, Fred fez 12 e Marcão, 10.
Foi o quinto título da equipe caxiense, que já havia conquistado o título em 2009, 2010, 2014 e 2015. Na próxima quarta-feira, dia 14, o Caxias volta a atuar pelo NBB 9, quando recebe o líder Flamengo, às 20h05min, no Vascão.
O primeiro quarto teve bom aproveitamento ofensivo dos dois lados nos minutos iniciais. Porém, o time visitante não conseguiu manter o ritmo e, quando ajustou a defesa, o Caxias Basquete conseguiu abrir vantagem. Com um bom jogo coletivo e distribuindo os pontos entre vários atletas, fez 26 a 17.
A segunda parcial começou tensa, com muita reclamação e falta técnica em Nandão, do Guarani. Após um começo com troca de pontos e mudanças nos dois times, o banco de reservas do Caxias prevaleceu. Além disso, o ala Guto mostrou que estava com a pontaria afiada e, com 13 pontos nos 20 minutos iniciais, ajudou o time a abrir uma importante vantagem. No finalzinho do quarto, os visitantes até reduziram a diferença, mas o placar acabou em 50 a 38.
Na volta do intervalo, o Caxias entrou desligado e permitiu que o Guarani ganhasse confiança. O crescimento de Arthur e o domínio de Marcão no garrafão não foram suficientes para a equipe da casa tomar a dianteira da parcial. Mesmo assim, o placar ficou igualado no quarto e o título ficou mais próximo com o 67 a 55.
A situação ficou ainda mais tranquila pela postura da equipe caxiense no início do último período. Com duas lindas jogadas de Arthur, o time voltou a abrir 18 de vantagem. Com a conquista praticamente assegurada, o Caxias teve tranquilidade para fechar o jogo e ainda dar tempo em quadra para todo o grupo. No final, 86 a 74 e comemoração no Vascão.