O badminton não é um esporte popular no Brasil, mas esta realidade pode mudar nos próximos anos. As escolas estão apresentando aos alunos a peteca, como é conhecida, através das aulas de educação física. E, ganhando o interesse da gurizada, também trazem novos projetos de iniciação esportiva e formação de atletas. O Colégio Murialdo é um dos precursores do esporte em Caxias do Sul. A modalidade é praticada desde 2012 na escola e se tornou o carro-chefe do programa esportivo com Centro de Excelência em Badminton Murialdo/ Prefeitura de Caxias do Sul.
O programa tem apenas oito meses e já é referência no Estado. Os atletas do colégio lideram o ranking gaúcho. Até por isso, disputarão o Campeonato Brasileiro de Badminton, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, desta quinta-feira até domingo.
– Não íamos participar deste campeonato. Sequer tínhamos dinheiro para isso. Mas os resultados foram acontecendo e o presidente da Confederação Brasileira nos disse: "vocês têm que ir". O maior projeto do Estado tem que estar no Campeonato Brasileiro – conta Noeslem Lima, coordenador do programa.
Para viabilizar esta participação, todos tiveram que se envolver. Para garantir os R$ 10 mil necessários, várias iniciativas foram realizadas. O Centro conseguiu alguns patrocinadores e, com isso, irá levar uma delegação de 27 atletas ao Vale do Sinos, em Novo Hamburgo.
Crianças e adolescentes, de 11 a 17 anos, vão disputar as categorias simples, duplas e duplas mistas. Esta será a primeira experiência contra adversários do país e que possuem maior investimento, além de mais tempo de prática no badminton. Por isso, a meta não é tão exigente.
– O objetivo no Brasileiro é que alguns dos nossos atletas passem de fase. Os menores acreditamos que tenham chances de ganharem medalhas – ressalta o professor Noeslem Lima.
São apenas sete meses e o projeto já alcançou o status de referência no Rio Grande do Sul. Tornou Caxias a capital gaúcha do badminton e deu um passo importante para revelar talentos e, por que não, futuros atletas olímpicos de badminton formados em Caxias do Sul.
Alessandra está empolgada com a disputa de um campeonato nacional
Os resultados do Murialdo surpreendem no Estado. Isso se deve aos talentos que praticam a modalidade em Caxias do Sul. Hoje, a equipe tem três atletas líderes do ranking gaúcho: Gabriel Correia no sub-13, Juliana Xavier no sub-13 e Alessandra dos Santos no sub-17.
Alessandra tem 16 anos. Começou a jogar badminton há sete meses. E também está surpresa com os resultados.
– Nem nós sabemos como conseguimos esses resultados tão rápidos. Mas acredito que foi através da dedicação nos treinos, e o treinador nos puxando bastante – afirma Alessandra.
Se os resultados estaduais animam a adolescente, disputar o primeiro Campeonato Brasileiro fascina ainda mais. A ficha só deve cair, mesmo, quando a competição nacional começar para valer, nesta quinta-feira.
– Eu nem estou acreditando que vou jogar. Chegar lá e ter aquela quadra verdinha nos esperando. Ainda não caiu a ficha – diz Alessandra, emocionada.
Ela conheceu a modalidade ainda quando estudava na Escola Municipal São Vitor, em 2014. Entretanto, só neste ano o badminton virou sua modalidade esportiva. E o encantamento se deve a um motivo bem particular.
– É um jogo individual e eu gosto de jogar individual. Na dupla, dependemos um pouco do outro, mas na categoria de simples é cada um por si – destaca a adolescente.