Mesmo sem contar com cinco atletas, que ficaram de fora por conta de lesões, o Caxias do Sul Basquete/Banrisul era o favorito diante do Guarani-VA. Porém, a maior intensidade dos jovens atletas da equipe de Venâncio Aires, comandados pelo experiente Rogério, ex-jogador da seleção brasileira, prevaleceu e os visitantes venceram por 80 a 68, na noite desta quarta-feira, no Ginásio Vascão.
O duelo valia a liderança da primeira fase do Estadual e, com o resultado, o Caxias acabou com a segunda posição, com seis vitórias e duas derrotas. Invicto, o Guarani ficou em primeiro. Os confrontos semifinais e as datas dos jogos serão definidas pela Federação Gaúcha após as últimas partidas da etapa classificatória.
No duelo desta quarta, o último antes da estreia no NBB 9, no dia 8 de novembro diante do Minas, fora de casa, o técnico Rodrigo Barbosa não contou com Fred, Douglinhas, Gabriel, Dida e Marcão. O jogo foi equilibrado durante os três primeiros períodos. No intervalo, o Guarani vencia por 33 a 31.
Com uma marcação ineficiente e pouca movimentação ofensiva, o time caxiense permitiu que o rival crescesse no último período, anotando 10 pontos seguidos e abrindo para 14 a vantagem. A partir daí, o Guarani só administrou o resultado e fez a festa no Vascão.
O ala Guto e o ala/pivô Rafael Stabile foram os cestinhas do Caxias com 19 pontos, mesmo número de Leonardo, do Guarani.