Após a cerimônia de abertura na sexta-feira, as competições começaram para valer na Olimpíada. O primeiro ouro do Rio 2016 foi conquistado por uma americana, ainda pela manhã. A jovem Virginia Thrasher, de 19 anos, subiu ao lugar mais alto do pódio no tiro esportivo.
Os brasileiros, porém, trataram de não ficar muito para trás. A primeira medalha do país chegou com Felipe Wu: de prata, também com tiro esportivo, na categoria pistola de ar 10m
Na ginástica, uma lesão comoveu o público que assistia à competição. O francês Samir Ait Said, de 26 anos, caiu de mau jeito ao se apresentar no salto de cavalo e fraturou a perna esquerda, em uma imagem que chegou a levar algumas pessoas às lágrimas.
O que mais ocorreu:
A seleção brasileira feminina fez bonito. Goleou a Suécia por 5 a 1 e garantiu vaga antecipada às quartas.
O basquete dos Estados Unidos estreou no Rio e mostrou por que é franco favorito ao ouro. Em um verdadeiro passeio sobre a China, os norte-americanos venceram por 119 a 62.
No basquete feminino, o Brasil iniciou bem, mas levou a virada e acabou perdendo para a Austrália na estreia.
Na natação, uma dupla de brasileiros conseguiu a classificação a uma final. João Gomes e Felipe França garantiram lugar no 100m peito masculino e disputam medalha neste domingo. Ainda sobre esportes aquáticos, os homens do polo venceram.
Atleta da Sogipa, Felipe Kitadai foi eliminado no judô. Sarah Menezes também perdeu na repescagem. O Brasil, então, encerrou o primeiro dia da modalidade sem medalhas.
No vôlei de quadra, as meninas do Brasil venceram as de Camarões e iniciaram, com o pé direito, a busca pelo tri olímpico. Quanto ao de praia, Alisson e Bruno Schmidt sofreram, mas conseguiram bater os canadenses Sam Schachter e Josh Binstock. Bárbara e Ágatha também triunfaram.
No solo, Diego Hypolito chorou. Não de decepção - pelo contrário. Emocionou-se por conseguir boa nota na disputa da ginástica.
O Brasil teve vitórias, ainda, no handebol, tênis de mesa e boxe. No tênis, tiro com arco, esgrima, rúgbi e hóquei sobre grama sofreu algumas derrotas.
*ZHESPORTES