Com grande atuação e obediência tática exemplar, o Juventude venceu o Grêmio por 2 a 0, na noite desta quinta-feira, e deu um grande passo na semifinal do Gauchão. Roberson e Klaus marcaram os gols no Estádio Alfredo Jaconi.
O segundo confronto será no domingo, às 16h, na Arena. O time alviverde garante a vaga mesmo com derrota por um gol de diferença.
O duelo tático de Antônio Carlos e Roger Machado ficou claro desde o início. A iniciativa nos primeiros minutos do jogo foi do Grêmio, mas a chance mais clara alviverde. Aos seis, Itaqui cobrou falta da intermediária e Heverton desviou de cabeça para grande defesa de Marcelo Grohe. No rebote, Klaus e Roberson dividiram a bola, que saiu rente à trave.
O time tricolor apostava na velocidade do seu trio de meias e a primeira finalização com perigo foi de Everton, aos 12. Dois minutos depois, Dieguinho rolou para Itaqui que, de pé direito, chutou sobre o gol. Em cobrança de escanteio ensaiada, aos 23 foi a vez de Dieguinho acertar um chutaço de fora da área e assustar Grohe.
O Grêmio tinha a posse de bola, mas também oferecia espaços nos contra-ataques. Em boa triangulação na direita, Helder cruzou e Hugo cabeceou torto. Aos 30, Everton recebeu na intermediária, girou e soltou uma bomba, muito perto do ângulo de Elias. O atacante teve outra boa chance quando após cobrança de escanteio, Fred desviou e o atacante dividiu com o goleiro alviverde, que ficou com a bola.
O equilíbrio se manteve até o intervalo. O Grêmio passou a não deixar mais espaços para o Ju sair da defesa, mas também pouco levou perigo à meta alviverde. Na segunda etapa, sem mudanças nas peças, o cenário não se alterou. Fechado no campo de defesa, o Juventude esperava o erro do adversário para contra-atacar.
O Grêmio trocava passes, mas não infiltrava na bem postada defesa da equipe da casa. A primeira finalização com algum perigo foi de Fred, aos 12 minutos. No minuto seguinte, Roberson escorou e Bruno Ribeiro tentou de cobertura, mas Grohe espalmou para fora. Na cobrança de escanteio, Grohe saiu errado, deu o soco para trás e a bola ficou para o centroavante alviverde fazer 1 a 0 de cabeça.
O gol incendiou a torcida. Antônio Carlos colocou Wallacer na vaga de Hugo. Roger respondeu com Bolaños e Luan. Aos 23, Roberson voltou a infernizar a defesa gremista, passou por dois e chutou prensado com a zaga. Outra vez, a bola parada funcionou. Itaqui cobrou e Klaus cabeceou para o chão, sem chances para Grohe: 2 a 0.
O Grêmio tentou responder com Fred, em cobrança de falta precisa. O goleiro Elias voou e desviou a bola que estourou no travessão. Logo na sequência, Lucas roubou de Fred e só não fez o terceiro porque Bressan salvou de carrinho.
Nos 15 minutos derradeiros, o tricolor até tentou pressionar, mas parou na bem posicionada defesa alviverde. Não teve para o melhor ataque do Brasil. O Juventude deu um grande passo para a decisão.
Gauchão
Juventude faz 2 a 0 no Grêmio e conquista vantagem importante na semifinal
Roberson e Klaus marcaram os gols no confronto disputado no Alfredo Jaconi
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project