De um lado estará o estreante, como franco-atirador. Do outro, o tricampeão brasileiro, com a responsabilidade de avançar às quartas de final do NBB. O Caxias do Sul Basquete/Banrisul estreia neste domingo nos playoffs da segunda fase contra o favorito Brasília, às 13h, no Ginásio Vascão, com a certeza de que pode surpreender. E motivos não faltam para acreditar.
Do equilíbrio nos dois jogos disputados pelas equipes na fase classificatória até o histórico recente dos confrontos de outros times na segunda fase da competição. No NBB 7, dos quatro duelos da segunda etapa, em três as equipes que tinham a pior campanha conseguiram a vaga vencendo os confrontos por 3 a 1. Na temporada 2013/2014, o Mogi, 12º colocado, derrubou o Pinheiros, que entrou como quinto, com a participação efetiva do armador Gustavinho, hoje na equipe caxiense.
- O playoff é um outro campeonato. Claro que quem classificou melhor tem o mando de quadra e pode decidir em casa. Mas interfere muito o fator psicológico. Nós começamos mal o campeonato e amadurecemos durante a temporada. Temos totais condições de vencer o Brasília. Precisamos aproveitar nosso bom momento e pensar jogo a jogo. A primeira partida, em casa, será fundamental - avalia Gustavinho.
A afirmação do armador do Caxias é comprovada em números. Das 24 séries já disputadas nesta fase na história do NBB, 19 foram vencidas pela equipe que saiu na frente e venceu o primeiro duelo dos playoffs.
Na atual edição, o Brasília perdeu as duas últimas partidas da fase classificatória, contra o Rio Claro, em casa, e diante do Minas, em Belo Horizonte. Em contrapartida, o Caxias venceu o Pinheiros, chega motivado pela vaga inédita e acredita que, conseguindo impor seu ritmo, possa iniciar bem a caminhada neste campeonato à parte.
- Terminar a primeira fase com a sensação de dever cumprido foi muito bom para a equipe. Sabíamos que era possível ter feito mais, mas agora é outra história. As chances são reais para os oito times e vamos lutar como em todos os jogos para, quem sabe, conseguir uma vaga nas quartas de final - projeta o ala/pivô Rafael.
A expectativa do clube caxiense é repetir a estreia no NBB e o jogo contra o Flamengo, quando o Vascão ficou completamente lotado. Com a quarta melhor média de público, o Caxias aposta que venha de fora da quadra o apoio necessário para surpreender o favorito.
NBB 8
Caxias Basquete estreia nos playoffs neste domingo contra o Brasília
Expectativa é de ginásio lotado para confronto que inicia às 13h no Vascão
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project