Com uma equipe reformulada, jovem e com grandes ambições, a Apahand/UCS/Pref. de Caxias estreia nesta quinta-feira na Liga Nacional de Handebol Feminino. A adversária será a Metodista-SP, a partir das 19h, no ginásio poliesportivo da UCS.
Não haverá cobrança de ingressos. Será a sexta participação da equipe caxiense na competição. Neste ano, o time conta com novidades dentro e fora da quadra. A primeira está no comando. Isabel Spies, que até o ano passado atuava como atleta, será a técnica da equipe. Ela já atuava na função nas categorias de base e acredita que o desafio de assumir o grupo principal seja uma evolução natural.
- Por vezes, é mais fácil fazer do que falar. No primeiro momento, o mais importante é fazer elas confiarem numa ex-colega. É bem diferente, uma responsabilidade maior - destaca.
O grupo teve mudanças importantes. Foram nove contratadas e a média de idade baixou significativamente. Muitas das meninas ainda poderiam atuar no time juvenil. Nas primeiras competições do ano, os dois destaques foram as armadoras Samara, que estava atuando na Itália, e Tamara, ex-Feevale.
Samara Vieira, 22 anos, fará sua estreia na Liga Nacional. Aos 16, ela deixou o país e foi para a Espanha. Atuou por cinco anos em León, e na última temporada esteve na Itália. Natural de Natal-RN, tem experiência nas seleções de base e adulta do Brasil. Por conta de duas lesões no joelho, resolveu voltar ao país e reconquistar seu espaço.
- Vou buscar dar o meu melhor e conseguir ajudar a equipe a ter um bom resultado. Todas meninas estão com muita vontade e a falta de experiência pode ser superada por essa entrega, essa garra - destaca.
Já Tamara Aragón, 24, quer que a sua terceira liga seja a da afirmação. A jogadora chama a atenção pela força e impulsão.
- A expectativa é a melhor possível. O time é muito competitivo e mescla jogadoras jovens como outras um pouco mais experientes. Todas as meninas já tem uma caminhada no handebol - explica.
Após um período de indefinição e três adiamentos por parte da Confederação Brasileira, a Liga inicia com 11 equipes. No grupo A, além da UCS, estão Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio de Sá (GO), Metodista/São Bernardo (SP), Santa/Feevale/Novo Hamburgo (RS), e Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB (RJ).
A chave B é composta por Blumenau/Furb (SC), Cascavel/FAG/CAIO (PR), Copel/Unipar/Umuarama -(PR), Espírito Santo Handebol (ES), Santo André (SP), e Supergasbrás/UnC/Concórdia (SC). As equipes se enfrentam dentro do grupo em turno e returno. As quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final. A atual campeã é o Concórdia (SC).
Primeiro duelo
Com equipe renovada, Apahand/UCS estreia nesta quinta-feira na Liga Nacional de Handebol feminino
Adversária será a Metodista, às 19h, no ginásio poliesportivo da UCS
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project