O ciclista caxiense Jair Melo, o Pexe, 45 anos, concretizou na tarde de segunda-feira o segundo sonho que tinha em 2012. Depois de ter percorrido mais de 19 mil quilômetros em uma aventura de bicicleta pela América do Sul, ele pediu a namorada, a porto-alegrense Débora Saliba, 36, também ciclista, em noivado. Detalhe: ele começou a se corresponder com ela pela internet, via Facebook, e só a conheceu pessoalmente no último dia 21, há menos de duas semanas.
O primeiro contato de Pexe com Débora ocorreu em dezembro do ano passado, quando ela estava à procura de informações sobre a melhor bicicleta para participar de uma corrida de 200 quilômetros. Pexe entrou na história e indicou o equipamento ideal. Apenas em maio, quando ele iniciou a viagem pelo continente, sozinho, é que eles começaram, de fato, a conversa mais seguidamente.
- Sempre andei de bicicleta. E aquilo que ele estava fazendo era algo que eu queria muito fazer, mas nunca tive coragem. Eu passei a admirá-lo - conta Débora, que trabalha como caixa e no telemarketing de uma churrascaria e pizzaria da Capital.
As mensagens virtuais começaram a se tornar mais frequentes. Débora passou a ser uma das principais incentivadoras de Pexe durante a aventura:
- Ela me ajudou muito, me incentivou em todos os momentos.
Pexe, então, pediu Débora em namoro vitualmente, pelo Facebook, quando passava por Bariloche, Argentina, no retorno ao Brasil. Ela aceitou. Dia 21 de novembro, já em Porto Alegre, enfim, os dois se conheceram. Ele passou três dias na casa de Débora até retornar a Caxias do Sul.
Segunda-feira à tarde, durante a produção desta reportagem, Pexe decidiu pedir a amada em noivado.