A direção do Juventude não economizou nas críticas após a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) alterar de data, local e horário do jogo de volta da semifinal da Copa Hélio Dourado. Ninguém no Alfredo Jaconi gostou de saber que a partida contra o Inter B passou de domingo, às 17h, para segunda-feira, às 20h15min, na grama sintética do Passo D'Areia.
Na tabela original, a partida estava prevista para o Estádio Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, CT locado pelo clube colorado até a Copa de 2014.
- Não concordamos com a atitude unilateral da Federação. Nos causa estranheza não termos sido sequer comunicados e estamos enviado uma carta para demonstrar nosso desconforto. No regulamento diz que os clubes precisam concordar com as mudanças - disparou o superintendente de futebol Alexandre Barroso, se referindo ao parágrafo 3º do artigo 28º.
Na carta de manifesto, publicada no site do clube, o presidente Raimundo Demore solicita que a partida seja mantida para o domingo, conforme foi divulgado primeiramente pela FGF. O Ju quer o cumprimento do artigo 20º, que diz que "os jogos que decidirem classificação terão que ser realizados no mesmo dia e horário". Brasil-Pe x 14 de Julho está marcado para domingo, 19h.
Luciano Elias, o Pavão, assessor técnico do departamento de futebol profissional da FGF, disse que foi uma decisão do presidente da entidade, Francisco Novelletto Neto:
- No regulamento diz que o presidente pode alterar data e horário de uma partida.
Há duas determinações que se sobrepõem às reclamações do Juventude. No artigo 13º, diz que o presidente da FGF pode remanejar datas e horários de jogos dos times que disputam o Campeonato Brasileiro. Apesar de estar disputando a competição com um time B, o Inter é um clube de Série A e tem jogo marcado para domingo, contra o Corinthians, no Beira-Rio. Ou seja: o Inter está amparado pelo regulamento, até porque pretende reforçar a equipe para esse confronto contra o Ju.
No parágrafo 4º do artigo 28º, também está escrito que "qualquer jogo poderá ser remanejado pelo presidente da FGF". Quanto à questão da mudança de local, isso é uma decisão do clube mandante, desde que comunique ao adversário e à FGF com antecedência.