A primeira seletiva da Peneirinha Gillette no Rio Grande do Sul ocorreu neste final de semana no Estádio Municipal, em Caxias do Sul. Cerca de mil meninos, entre 8 e 12 anos, participaram dos testes. Após uma série de jogos, que durou das 7h de sábado até o final da tarde de domingo, 30 crianças foram aprovadas e formarão o time da região que disputará a final do projeto, dias 17 e 18 de novembro, em Porto Alegre.
>> Confira no site da Peneirinha Gillette os classificados na Serra
Separados em duas categorias, na faixa de 08 a 09 e de 10 a 12 anos, os garotos eram divididos em equipes de 11 jogadores. Eles dispunham de 20 minutos para mostrar seu talento em uma partida disputada em metade do campo. Três avaliadores, simultaneamente, analisavam com atenção todos os movimentos, esperando encontrar algum jovem diferenciado.
- O nível está muito alto, percebemos que há muitos meninos que vêm de escolinhas de futsal, por suas características. Analisamos, principalmente, se possuem boa mobilidade, boa leitura de jogo, boa escolha de passe. Os selecionados também mostraram inteligência tática - avaliou Jonas da Rosa, um dos responsáveis por filtrar os participantes durante o final de semana.
Do lado de fora do gramado, sentados na arquibancada ou escorados na cerca, os pais torciam pelo filhos. Para amenizar a expectativa que antecedia o momento que poderia transformar a vida dos pequenos, brinquedos como a cama elástica, luta de bastões de ar e chute a gol eram disponibilizados pela produção do projeto, enquanto a música rolava por meio de um caminhão de som.
O ex-jogador Caíco, 38 anos, foi convidado para acompanhar a seletiva. Com passagens por Inter, Juventude e Fluminense e atualmente na gerência de futebol do Santa Cruz, concedeu autógrafos, posou para fotos e conversou com os jovens boleiros. Aos 11 anos, Caíco foi aprovado em teste para ingressar no Beira-Rio, onde despontou para o futebol.
- Essa peneira é uma oportunidade única para aqueles que vem em busca de um sonho. Mas quem não passar agora tem que tentar novamente - aconselhou.
Os ex-atletas Washington e Lauro, que marcaram época na Dupla Ca-Ju e o meia Murilo, 17, que deixou o clube grená esta semana, também compareceram.
A diversão sobressaiu na Serra
O final da peneira foi de apreensão para os garotos que disputavam as finais. Somente às 19h de ontem, quando a lista de aprovados foi divulgada no site oficial da Peneirinha Gillette, ela pôde dar lugar a outros sentimentos.
Um dos escolhidos, Vítor Eduardo Rigon, 12 anos, aluno da 6ª série da Escola Ismael Chaves Barcellos, comemorou com o pai, Volnei. O guri joga na escolinha do Juventude há oito meses e aponta o real motivo que alimenta seu sonho:
- Não é pelo dinheiro, nem pela fama, eu jogo porque eu gosto mesmo de curtir o futebol. Quem sabe não consigo ir para a Europa também, né?
A premiação para os quatro vencedores do Estado é um ano em uma escolinha de futebol da cidade e duas semanas em um CT de um clube de ponta na Europa. A Peneirinha Gillette é uma realização do Grupo RBS, com patrocínio da P&G, por meio das marcas Desodorante Gillette, Ariel, Gillette Mach 3 e Prestobarba 3.