Depois da vasta experiência de provas em enduros, nas modalidades regularidade, cross-country e fim, chegar ao Rally dos Sertões parecia uma utopia. Mas os caxienses Luciano Nunes, Alcindo Bortoncello e Gregório Caselani chegaram lá e contam os dias para a prova.
Imagens do Sertões: confira as fotografias das etapas
Mapa: por onde passa o Sertões 2012
Com recursos obtidos por conta própria, por meio de fundos públicos de apoio ao esporte, como o Fundel e o Fundergs, Bortoncello, 38 anos, e Nunes, 37, vão representar o time RS Rally Caxias do Sul, único exclusivamente com atletas da cidade. Será a 20ª edição da prova, que ocorre entre os dias 16 e 29, com início em São Luís, no Maranhão, e chegada em Fortaleza-CE.
- Todos que praticam o esporte sonham em chegar no Rally dos Sertões. Pelo que a organização nos passou, por ser uma edição comemorativa, vai ser ainda mais difícil, com 80% do percurso sendo realizado na areia - comenta Nunes.
O trabalho para viabilizar a participação, com um custo de cerca de R$ 40 mil por piloto, iniciou ainda em novembro do ano passado. Com planejamento, organização e muito empenho, está tudo pronto para encarar o desafio.
- A ideia inicial é completar a prova. O resultado será consequência - diz Bortoncello.
Caselani também estreará na competição e tem o objetivo bem claro:
- É terminar o percurso e não me machucar. Desde o ano passado busquei patrocinadores e tentei viabilizar esse sonho. Espero muita dificuldade no percurso - comenta Caselani, que compete há nove anos e já conquistou quatro títulos brasileiros de enduro e um de rali.
Além dos três, outro caxiense também estará na prova. Rafael Capoani, disputará pela décima vez a competição. Desta vez como navegador, ao lado de João Franciosi.
Confira a matéria completa na edição desta quarta-feira do Jornal Pioneiro