O corredor Pedro Olavo Pereira, 66 anos, é um exemplo dos benefícios da prática esportiva, em especial as rústicas, das quais é adepto desde que tinha oito anos. Nessas quase seis décadas, ele imagina ter conquistado cerca de 500 troféus e mil medalhas. Pedro será um dos participantes da Rústica de Caxias, que ocorre neste domingo, a partir das 9h.
A prova, uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), e RBS TV, terá saída e largada em frente à concessionária Marajó, na Perimetral Norte.
Natural de Caxias, casado e pai de duas filhas, Pedro tem na ponta da língua os objetivos da prática esportiva, que inclui o ciclismo:
- Saúde e qualidade de vida. Durmo às 20h, no máximo às 21h, e acordo às 5h. Também procuro me alimentar, com muita salada, e carne só no feijão, bastante peixe... Não fumo e bebo um copo de vinho ao meio-dia e outro na noite. A minha pressão é 11/8.
Neste domingo, serão 11,4 quilômetros, distância que ele pretende cumprir em cerca de 42 minutos, lembrando que na Rústica do Trabalhador, com sete quilômetros, foi o primeiro na categoria em 31min58seg. Neste momento, o experiente corredor enfrenta quatro ou cinco caxienses na mesma faixa de idade a cada prova e mais uns seis da região.
A prova deste domingo tem patrocínio de Agrale, Marcopolo e Voges, e apoio de Visate, Zemarte, concessionária Marajó, Unimed, Codeca, Samae e Fiergs/Sesi.
Rústica de Caxias do Sul
Pedro Olavo Pereira, um veterano em busca de qualidade de vida
Prova ocorre no domingo com largada e chegada na Perimetral Norte
GZH faz parte do The Trust Project