Quatro palestras sobre temas como saúde mental, diversidade geracional, clima organizacional e cases de sucesso no empreendedorismo deram início ao primeiro CIC Connection. O evento, promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), se propõe à qualificação da alta gestão empresarial. Nesta quarta-feira (4), mais de 700 pessoas estiveram presentes no UCS Teatro para trocas de experiência e networking.
De acordo com o presidente da entidade, Celestino Loro, o CIC Connection tem o objetivo de transformar a economia por meio do conhecimento.
— Nossa equipe se esforçou para que, nestes dois dias, nós pudéssemos fazer uma entrega de valor, uma entrega de um conteúdo relevante para as nossas empresas e para as nossas carreiras. Quem se desafiou a estar aqui, é porque está disposto a transformar. Transformar as nossas empresas, transformar a economia da nossa região, transformar pelo conhecimento. Se nós tivermos pessoas preparadas, quem sabe nós possamos fazer frente a tudo aquilo que nós temos debatido: como enfrentar a concorrência mundo afora — provoca o presidente.
O evento trouxe a Caxias do Sul painelistas de diferentes áreas de atuação para ampliar conhecimentos e trocar experiências com os participantes. O objetivo é colocar Caxias e região no radar dos melhores eventos de qualificação no sul do país para a alta gestão. Nesta quarta, a jornalista Izabella Camargo, o empreendedor Guilherme Paulus, a jornalista Marcia Monteiro e administradora de empresas Tatiane Tieme dividiram suas experiências e conhecimentos com os empresários caxienses.
"A vida é uma só"
Para a jornalista Izabella Camargo, equilibrar vida pessoal e profissional não é uma alternativa. Isso porque, na opinião da palestrante, a vida é uma só. Por isso, é necessário equilibrar as vivências, a saúde mental e os momentos de descanso. No CIC Connection, a jornalista apresentou o conceito de Produtividade Sustentável, seu objeto de estudo desde 2019.
Aos empresários presentes, Izabella enfatizou que a comunicação é a chave para o sucesso das empresas. Para que seja possível se comunicar bem "para fora", é necessário comunicar-se bem dentro da corporação. E um dos aspectos percebidos por ela, desde que iniciou os estudos na área, é que empresas de todos os segmentos registram um problema em comum: a falta de comunicação.
— Equipes adoecem pela falta de comunicação — pontua.
Para a comunicação ser efetiva e funcional, Izabella sugere que conceitos do passado sejam revistos por quem integra o ambiente de trabalho.
— Alguns conceitos do passado já estão em desuso. Há 70 anos, era permitido fumar em aviões, mas e hoje em dia? Se eu apanhei, posso bater de volta? — comenta.
E se a falta de comunicação pode adoecer as equipes, conforme apresentou Izabella, é necessário falar sobre saúde mental abertamente:
— Saúde mental é a capacidade de lidar com as adversidades, imprevistos, altos e baixos todos os dias. Líderes e liderados precisam falar a mesma língua. É impossível inovar sem diversidade de ideias. Quem não se adapta, perde espaço.
"Procurar o que nos une"
A diversidade geracional nas corporações foi o tema abordado pela jornalista Marcia Monteiro, fundadora da empresa Geração Ilimitada e especialista no Mercado 50+. Aos presentes, ela destacou uma nova oportunidade de mão de obra e de consumidor que se apresenta, que são as pessoas com mais de 50 anos de idade.
— Somos todos envelhecentes. A longevidade é uma conquista — enfatiza.
Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, o mercado de trabalho vai mudar, conforme Marcia. Por ser uma novidade, ela pontua que é um mercado pouco explorado, mas que pode ser promissor quando se fala no futuro do trabalho.
— O ciclo está mudando. Educação, trabalho, consumo, convivência e oportunidades. As gerações são caixinhas de surpresas. Temos que aprender e trocar valores entre as gerações, procurar o que nos une, não o que nos separa — destaca a palestrante.
Assim, Marcia sugere que, para que a comunicação entre gerações seja efetiva, é preciso estar aberto às experiências dos mais velhos ou mais novos.
— A inovação não é sair da caixa, mas trocar as nossas caixas com o outro — resume.
Programação segue nesta quinta
Na quinta-feira (5), o CIC Connection segue com mais quatro palestrantes no UCS Teatro.
- 14h10min às 15h10min: Habilidades e competências transformadoras para liderar na gestão do amanhã, com José Salibi Neto.
- 15h15min às 16h15min: Os desafios para retomada do crescimento no Brasil, com Mansueto Almeida.
- 16h20min às 16h50min: coffee break.
- 17h às 18h: Transformando desafios em oportunidades: o papel da autogestão na evolução da sua carreira e dos seus liderados, com Moisés Marques.
- 18h05min às 19h05min: Tendências e oportunidades para negócios, inteligência artificial, com Junior Borneli.