A tirolesa instalada em um dos vértices do Cânion Fortaleza, no Parque da Serra Geral, em Cambará do Sul, foi fechada nesta quarta-feira (3). O equipamento foi instalado em 7 de julho de 2023 e, segundo a Urbia Parques, administradora do local, é o mais alto das Américas, com 1.099 metros de altura.
A informação sobre o fechamento da tirolesa foi confirmada pela prefeitura de Cambará do Sul na manhã desta quarta-feira (4). Em nota, a Urbia Parques informou que a operação da tirolesa foi suspensa por tempo indeterminado. A concessionária dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, alega que "a operação foi inviabilizada pelo agravamento do baixo fluxo de visitantes nos últimos meses".
Segundo a Urbia, entre maio e agosto deste ano, a circulação de visitantes teve queda de 60%, em comparação com o mesmo período no ano passado. A Urbia atribuiu a redução de turistas "às péssimas condições das estradas somadas ao comprometimento da malha aérea para o Estado".
O secretário municipal de Turismo, Fabiano Souza da Silva, afirmou que a interrupção do serviço não era esperada pela administração:
— Fomos pegos de surpresa, porque não está havendo comunicação com os órgãos, com as entidades, nem com o Conselho Municipal de Turismo. Esse é o nosso principal produto turístico, então precisamos que a empresa que assumiu a concessão tenha esse cuidado de comunicar o que é devido — pontua o secretário.
A empresa é a concessionária das áreas de visitação e cobra atualmente R$ 102 pelo bilhete que permite até três acessos aos dois parques pelo período de sete dias.