A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul vai repetir a licitação para selecionar a empresa que será responsável por implantar o serviço de telemedicina no município. A medida ocorre após as 24 empresas candidatas, que apresentaram propostas, terem a documentação reprovada durante uma análise técnica. A nova data de abertura da licitação deve ser publicada nos próximos dias.
Em nota, a SMS afirmou que cada documento entregue foi verificado de forma rigorosa pela equipe da prefeitura, conforme os critérios informados no edital da licitação. Com a documentação, cada licitante deve demonstrar que tem capacidade de realizar o projeto previsto.
O processo para a seleção, após a análise de documentos, é de uma prova, onde a empresa que tiver a melhor classificação deve fazer uma demonstração simulada para confirmar que atende aos critérios exigidos, como características técnicas, funcionalidades desejadas e desempenho.
Ainda conforme a secretaria, o projeto da telemedicina prevê a oferta de atendimento médico remoto em casos onde os moradores precisam de alguma assistência, como consultas médicas clínicas com queixas simples, renovações de receitas, solicitações de exames e encaminhamentos para a rede especializada de Caxias do Sul.
Na nota publicada, a SMS ponderou ainda que o processo licitatório realizado não busca apenas identificar a empresa com menor preço, mas que ateste, por meio da documentação e da prova de conceito, as condições técnicas para ofertar serviço de qualidade.