O setor de produção de uva e vinhos ganha mais um acréscimo para investimentos visando o desenvolvimento da atividade na Serra. Na última segunda-feira (16), em Bento Gonçalves, o Conselho Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) anunciou a liberação de mais R$ 11,3 milhões do fundo. O dinheiro deve ser utilizado para a continuidade de projetos e novas propostas que devem ser apresentadas por entidades do segmento.
Com a parceria firmada com o Estado, o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura (Consevitis) já atua em um plano de trabalho para a execução do recurso. O documento, depois, passa por análise da pasta estadual. O presidente da entidade, Luciano Rebellatto, acredita que a verba esteja disponível para uso no primeiro trimestre do ano que vem.
— Provavelmente nós teremos um edital. Esse edital, então, vai ter as entidades que vão se credenciar ou se candidatar a fazer a gestão — explica Rebellato.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, destacou que o recurso deve auxiliar no desenvolvimento do setor, especialmente após a chuva de maio. Para Kuhn, os produtos gaúchos precisam ser levados a todos brasileiros e até para outros países.
Além de projetos novos, que devem ser propostos, o presidente do Consevitis explica que o recurso também será utilizado na continuidade de projetos da vitivinicultura:
— Por exemplo, atendimento a terra aos produtores, que é um acompanhamento de técnicos agrícolas junto aos agricultores, algumas campanhas de promoção, algumas atividades como, mercado interno e mercado externo, elas vão ter sequência.
Atualmente, o Consevitis já atua com o Estado na execução de uma verba anterior, de R$ 33 milhões. A gestão está em vigência até fevereiro de 2026. Em 2024, já foram investidos R$ 7,6 milhões.
Durante o encontro, em Bento, algumas das ações desenvolvidas dentro da parceria e trabalhos do Laboratório de Referência Enológica Evanir da Silva (Laren) também foram apresentados.
Recursos multiplicados
Com Estado e setor próximos, Rebellatto conta que o recurso acaba sendo multiplicado a outras parcerias que o Consevitis tem. Em novembro do ano passado, por exemplo, a entidade assinou acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O convênio é de R$ 10,4 milhões, sendo que o Estado participa com R$ 4,9 milhões a partir do Fundovitis e o restante é investimento da Apex. O objetivo é fortalecer a presença do vinho e suco de uva brasileiros no exterior.
Há ainda outros convênios, como com o Sicredi, no valor de R$ 1,5 milhão para o projeto vinho e saúde, e como com o Sebrae, com investimento em boas práticas e certificação de produtores.
Vai de Vinho
Com o primeiro recurso liberado pelo Fundovitis, um dos projetos destacados pelo Consevitis é a campanha Vai de Vinho. Focada no digital, o objetivo é aumentar o público consumidor. A primeira etapa busca atrair jovens e iniciantes nesse mundo.
Ela apresenta como o vinho e o espumante podem ser consumidos em diferentes cenários, apresentando uma nova abordagem ao consumidor. Por exemplo, as bebidas podem entrar em situações mais cotidianas, como no happy hour, ou até podem ser consumidos no copo, e não necessariamente em uma taça.
— Ela está muito simpática. Ela tem bem um viés jovem, sabe, uma pegada assim de descomplica — descreve Rebellatto.
A campanha também tem fases em que toca nos consumidores experientes e naqueles adeptos de hábitos saudáveis. Além de atrair o público, a ação também tem como foca transformar o mundo do vinho mais acessível e despertar a curiosidade sobre as possibilidades e pluralidade deste mercado.