Caxias do Sul registra pelo terceiro mês consecutivo um saldo positivo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ou seja, gerou mais empregos do que teve demissões em agosto. Divulgados nesta sexta-feira (27), os dados mostram que 8.686 admissões ocorreram contra 8.135 desligamentos, com o saldo de 551 vagas. Novamente, o setor de serviços puxou a alta, o que pode indicar uma mudança no perfil de contratações no município.
Em agosto, serviços teve 3.383 contratações contra 2.999 demissões, gerando 384 postos de trabalhos. Antes, em julho, o saldo positivo do setor já tinha sido de 213 vagas. Entre todos os segmentos, o saldo do último mês foi de 291 empregos. O professor e economista Mosár Leandro Ness analisa que este segmento vive uma expansão, no sentido também de que vagas que antes eram absorvidas pela indústria, principal matriz econômica de Caxias, podem tornar-se subcontratadas, por exemplo, por uma empresa prestadora de serviços.
— Enquanto que os serviços, eles têm se tornado uma situação mais simples. No sentido de que muitas vezes as indústrias têm se concentrado cada vez mais no negócio dela mesmo, na produção. E as áreas afins, que antes também eram contratadas, agora acabam sendo subcontratadas de forma terceirizada ou contratada de uma empresa. Por exemplo, uma empresa prestadora de serviços de vigilância — explica Ness.
Até onde vai essa expansão é um ponto a ser aguardado e visto nos próximos balanços. Sobre os outros setores, o economista vê que aumentos significativos devem surgir a partir de investimentos:
— O comércio vem se mantendo nos 28 mil empregos. A indústria também (se mantém no patamar de 76 mil vagas). Significa que nós atingimos o teto. Completamos todas as vagas e, a partir de agora, para a gente poder ter uma expansão mais pronunciada nesse segmento, você depende, obrigatoriamente, de investimentos na ampliação das linhas de produção.
Na região, municípios como Bento Gonçalves, Farroupilha e Flores da Cunha também tiveram saldos positivos. Enquanto isso, Vacaria perdeu 15 postos de trabalho. Confira na tabela abaixo.
Vagas no Sine
Para quem busca uma colocação no mercado do trabalho, a agência FGTAS/Sine de Caxias do Sul oferece 460 vagas de emprego no painel de oportunidades na sexta-feira (27). A descrição delas pode ser conferida de forma presencial ou antecipadamente pelo link. Na segunda-feira (30), a atualização ocorre pelo mesmo link, quando terão 463 vagas disponíveis.
O Sine está localizado na Rua Bento Gonçalves, 1.901, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta. As senhas para atendimento são distribuídas das 8h às 9h30min para o período da manhã e das 13h às 14h30min à tarde.