Gramado recebe nesta semana, de quarta-feira (28) a sábado (31), 51 produtores com selo de Indicação Geográfica de 14 Estados das cinco regiões brasileiras. Com atrações gratuitas e credenciamento solidário, a sétima edição do Connection Experience, realizado pela Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos, em parceria com o Sebrae, repete o tema de 2023, Terroirs do Brasil. A ideia é divulgar e promover o desenvolvimento de produtos com certificação de origem, como alimentos, bebidas e artesanato. A feira reúne produtores, consumidores, chefs de cozinha e painelistas.
Programado para ocorrer em maio, o Connection foi transferido para agosto em virtude da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul. A mudança acabou atribuindo ainda mais significado para a temática, já que trata das características únicas de territórios, que precisam ser preservadas. Com a transferência, o evento também adotou um caráter solidário, com foco na retomada do turismo gaúcho. A renda dos ingressos será revertida integralmente para ajudar Santa Tereza, uma das cidades da Serra mais atingidas pela chuva.
— O evento tem essa alma da reconstrução, de mostrar o nosso ânimo, aquilo que o Rio Grande do Sul tem para vender para o Brasil. Queremos mostrar para o mercado internacional que nós estamos de pé, resilientes — explica Eduardo Zorzanello, CEO do Connection Experience.
Além de valorizar produtos originalmente brasileiros e de promover o debate acerca desse mercado, o evento também busca aproximar produtores de novos consumidores.
— É uma oportunidade única para discutirmos as indicações geográficas e como esse processo impulsiona a economia e os micro e pequenos negócios. Esse é um dos caminhos para impulsionar a venda de produtos, o turismo regional e o setor de serviços e alavancar a economia — completa Ariel Fernando Berti, diretor superintendente do Sebrae RS.
Cafés e agricultura familiar em destaque
Produto nacional com o maior número de Indicações Geográficas, o café será um dos destaques do evento. No espaço chamado Café de Origem Controlada Brasil, na Rua Coberta, os visitantes poderão experimentar diferentes tipos da bebida em degustação guiada por um barista, aprender sobre o processo de produção, desde a colheita até a torrefação, e comprar diretamente dos produtores.
Além dos produtores certificados, 10 agroindústrias familiares da Serra marcam presença no Connection. Elas participam do Programa Estadual da Agroindústria Familiar e possuem o Selo Sabor Gaúcho, marca de certificação dos produtos gaúchos provenientes de atividade familiar.
— Embora o foco principal sejam os produtos que têm indicação de procedência ou denominação de origem, nós nunca podemos esquecer de valorizar a base da agricultura familiar que vai fomentar, futuramente, os produtos que se tornarão certificados e, por consequência, servirem de indutores dos destinos do turismo, de vendas e de referência no mercado nacional e internacional — destaca Zorzanello.
Sobre os terroirs
Embora mais comum no meio do vinho, o termo terroir é o conceito que abrange a influência dos aspectos geográficos, físicos e biológicos na produção de uma região. Porém, a aplicação vai além das características do solo, englobando também fatores históricos e culturais do local. Para melhor classificar cada tipo de terroir e entender a função deles dentro deste sistema, foram criadas as Indicações Geográficas (IGs) e duas subdivisões: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO).
Programação
Acesso gratuito
- De quinta-feira (29) a sábado (31), das 12h às 21h, a Rua Coberta se transforma na Alameda Terroir. Quem visitar poderá conhecer alimentos, bebidas e artesanato com certificação de origem. Na Rua Coberta também estará o espaço Café com Origem Controlada.
- Logo ao lado, na Praça Major Nicoletti, o público poderá assistir a sete aulas-show de gastronomia na Arena Gastronômica.
- O evento também conta com um Circuito Gastronômico em 16 restaurantes da cidade, com pratos que utilizam produtos de origem. A compra dos pratos é realizada diretamente nos restaurantes.
Acesso mediante credenciamento
- O palco do Palácio dos Festivais irá receber a abertura oficial na quarta-feira (28), além de 17 painéis e palestras com convidados nacionais e internacionais.
- O Circuito de Experiências reúne 11 parques da região, que terão acesso gratuito para os participantes durante os dias de evento: Garden Park, Olivas de Gramado, Mátria Parque das Flores, Mini Mundo, Vila da Mônica, Geo Museu, Alpen Park, Mundo Lugano, A Mina Museu, Prawer Chocolates e Cristais de Gramado.
Serviço
Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial no valor de R$ 350 por pessoa. Estudantes e pessoas com mais de 60 anos têm 50% de desconto. Grupos acima de 10 pessoas podem entrar em contato através do e-mail eventos@rossiezorzanello.com.br para verificar tarifas especiais.
A programação completa pode ser acessada pelo site: connectionexperience.com.br