A tradicional reunião-almoço da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) recebeu, nesta segunda-feira (25), o espanhol Josep Piqué, presidente-executivo da La Salle Technova. A empresa é uma das incubadoras líderes da Europa para startups tecnológicas inovadoras. O assunto do encontro foi a organização de ecossistemas de inovação para a transformação urbana. A realização foi uma parceria do governo do Estado, do Inova RS/Região Serra Gaúcha e da Fapergs, que aproveitaram a presença do palestrante no Rio Grande Sul para o South Summit, em Porto Alegre, realizado na última semana.
A reunião-almoço também faz parte do Italian Design Day, que ocorre nesta segunda na sede da entidade com o tema Fabricar valor: inclusividade, inovação e sustentabilidade. Na abertura da palestra, o presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, saudou o palestrante e destacou o comprometimento da entidade com a transformação urbana de Caxias do Sul.
— Acreditamos firmemente que o design desempenha um papel fundamental na criação de produtos e de ambientes urbanos mais funcionais, estéticos e inclusivos. Por isso, em 2023, dedicamos incansáveis esforços e pesquisas para consolidar a Escola de Design. E estamos animados por ver que o projeto está começando a tomar forma. As próximas etapas incluirão o anúncio de novidades que consolidarão ainda mais o nosso compromisso com a formação de um ecossistema de movimento e design em toda a nossa região — diz Loro.
Na sequência, Piqué subiu ao palco e iniciou a palestra que tinha como tema Orquestração dos ecossistemas de inovação: o caminho do crescimento. Apresentou exemplo do processo de transformação do cenário urbano de Barcelona, na Espanha, com o Distrito 22@, que tem como objetivo incentivar o crescimento econômico da cidade. O espanhol também foi um dos responsáveis pelo processo de revitalização de Medellín, na Colômbia, nos anos 2000. Nos anos 1990 a cidade colombiana conviveu com a violência e o narcotráfico e hoje é um polo de inovação. Além disso, Piqué também é consultor do Pacto Alegre, que tem o objetivo de criar condições para que Porto Alegre se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo.
Durante a palestra, Piqué destacou a necessidade de encontrar mecanismos eficazes para desenvolver e apoiar startups e projetos que atendam às demandas da sociedade, identificando fundos e investidores públicos e privados como catalisadores para o desenvolvimento. Para o espanhol, o talento, a tecnologia e o financiamento são fundamentais para impulsionar o progresso nas regiões.
Na visão do palestrante, as transformações urbanas partem de uma união entre entidades governamentais, os setores da indústria e a academia. Segundo ele, o governo pode estimular esse futuro inovador com redução de impostos, empresas entram com a capacidade de gerar valor e as universidades ao gerarem talento e tecnologia.
— Um dos segredos do Pacto Alegre que pode ser replicado em qualquer cidade do mundo que quer um futuro melhor é somar a triple hélice, universidade, empresas e governo, conjuntamente com a sociedade civil organizada. Com isso se consegue que todos juntos apostem pelo mesmo futuro e cada um contribuiu com sua capacidade — explica.
Piqué esteve pela última vez em Caxias do Sul no ano de 2018. Para ele, a cidade está pronta para criar projetos inovadores, como o exemplo da capital gaúcha. Isso, segundo ele, se justifica pelas raízes da imigração italiana no município, somadas com a presença de polos educacionais com as universidades locais. Mas ressalta que é necessário agilizar os processos.
— Caxias está bem, mas está na melhor versão? Qual é a melhor versão de Caxias? Eu creio que aqui tem uma sociedade organizada, com índices baixos de violência, porém, os desafios são normais.