Municípios da Serra continuam calculando os estragos e prejuízos ocasionados pelo temporal que caiu sobre a região entre a sexta-feira (17) e o sábado (18). Flores da Cunha divulgou, na tarde desta quarta-feira (22), que estima uma perda de R$ 70 milhões na agricultura. A cidade decretou situação de emergência ainda no fim de semana.
Conforme dados coletados pela Secretaria de Agricultura, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, mais de 5 mil hectares de área produtiva foram atingidos, com uma estimativa média de 30% de perdas.
Várias culturas tiveram estragos, principalmente: uva, pêssego, ameixa, caqui, cebola e alho. Estufas, galpões e aviários, estradas de produção e abastecimento de água das localidades também foram comprometidos.
Além das perdas na safra, mais de 550 famílias foram atingidas no município e tiveram problemas com danos em telhados. Quase 24 mil m² de lonas foram distribuídas. Os estragados atingiram também o abastecimento de energia elétrica. Quinze postes de luz foram danificados e 30 eventos de falta de energia, registrados. Já a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informa que seis estações de bombeamento foram comprometidas pela falta de energia e/ou rompimento de adutoras.
Na área da educação, duas escolas, sendo a 1° de Maio e Irmã Tarcísia, foram as mais atingidas pelo temporal. Medidas de contenção, como a troca de telhas de fibrocimento mais danificadas, colocação de lonas nos telhados e manta asfáltica nos buracos menores, foram feitas para minimizar os prejuízos causados pela chuva de granizo.
Garibaldi decreta situação de emergência
A prefeitura de Garibaldi decretou situação de emergência nesta quarta-feira (22) em função dos estragos pelo temporal. Segundo a administração municipal, foram registrados deslizamentos de terra, inundações de imóveis, interrupção de estradas, danificação da pavimentação de vias urbanas e rurais, entupimento de bueiros e danificação de plantações. O decreto tem validade de 180 dias a partir desta quarta.